Início Maringá Diretores de escolas precisarão fazer curso preparatório

Diretores de escolas precisarão fazer curso preparatório

A Secretaria de Educação de Maringá deu início, nessa semana, ao curso preparatório “Liderar para Transformar”, voltado às candidatas e candidatos à eleição para direção escolar na rede municipal de ensino. A aula inaugural aconteceu às 19h da última terça, 29, no auditório do Sicredi Dexis e marca o início de uma formação que se estenderá até setembro, com carga horária mínima de 40 horas.

A participação na formação é obrigatória e regulamentada pela Lei Complementar nº 1498/2025, que exige frequência mínima de 90% para validar a candidatura à função de diretor escolar. O curso é dividido em módulos com temáticas voltadas à gestão pedagógica, administrativa, financeira e de pessoal, além de tópicos como ética, legislação, saúde funcional e mediação de conflitos.

Entre os temas abordados estão os estilos de liderança, gestão escolar eficaz, ambiente de trabalho, responsabilidade civil, assédio moral e sexual, comunicação assertiva e uso de tecnologias no ambiente escolar. As aulas ocorrerão majoritariamente na Centro Universitário Ingá (Uningá), com exceções pontuais.

Para Daniele Silva Souto, mãe de um aluno na rede municipal, a preparação é importante para uma boa administração. “Acredito que isso mostra o quão bem preparada a pessoa está, administrar uma escola não é uma tarefa fácil, e os cursos são uma ótima forma de capacitar mais o candidato”, comentou.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: