
Desde o início de 2025, 294 motoristas foram flagrados dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Maringá, segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o que representa um condutor irregular detido a cada 18 horas na Cidade.
Além dos condutores totalmente sem habilitação, outros 40 motoristas foram flagrados dirigindo com a CNH suspensa ou cassada, e 80 conduziam veículos com a carteira vencida há mais de 30 dias, o que também configura infração.
Além disso, as penalidades podem chegar a até dois anos de suspensão do direito de dirigir, dependendo do histórico do motorista e da gravidade da infração e a Semob destaca que dirigir sem habilitação é uma infração gravíssima, com multa de R$ 880,41, além da apreensão do veículo e possibilidade de outras penalidades administrativas.
O levantamento local ocorre em um momento de debate nacional. O Ministério dos Transportes estuda uma medida que pode eliminar a obrigatoriedade de cursar autoescola para a obtenção da CNH, o que tem gerado discussões entre especialistas em segurança no trânsito.
Para Julia Alves Fungaes, que está no processo de tirar sua carteira de habilitação, a autoescola é sim importante. “O trânsito de Maringá está cada dia pior e dirigir sem a CNH é uma irresponsabilidade e um perigo enorme com os outros. As pessoas precisam ter mais noção e cuidar uma das outras no trânsito, acho importante as regras e macetes que aprendemos na autoescola”, comentou.
Da Redação
Foto – Reprodução