
Quero compartilhar algumas reflexões sobre a crise, inspiradas também nas palavras de Albert Einstein que nos ensina que a crise não é apenas um obstáculo, mas sim uma oportunidade para o progresso e a inovação. Em tempos difíceis, a criatividade floresce, e é exatamente na angústia que surgem as grandes invenções e estratégias transformadoras.
O mar calmo não forma bons marinheiros. Einstein afirma que superar a crise é, na verdade, um processo de autossuperação. Aqueles que se conformam e atribuem seus fracassos às circunstâncias e acabam limitando seu próprio potencial. A verdadeira crise, segundo ele, é da incompetência. Muitas vezes, a busca por soluções fáceis nos impede de enxergar o que realmente importa: a capacidade de enfrentar os desafios e encontrar caminhos inovadores.
Na minha ótica, dificilmente fazer o que tem que ser feito é realizado por coisas fáceis. O caminho é o mais difícil mesmo. Sem crises, não há desafios, e sem desafios, a vida se torna uma rotina monótona. É na dificuldade que encontramos a oportunidade de mostrar o nosso melhor. Falar sobre crise é reconhecer sua existência, mas calar-se sobre ela é promover o conformismo. Portanto, é hora de arregaçar as mangas e trabalhar arduamente para superar essas adversidades. A única crise que realmente ameaça nosso progresso é a tragédia de não querer lutar. Que possamos adotar uma postura de inconformismo, buscando sempre dias melhores e lutando por nossos objetivos.
Crise é um caminho de mão dupla
Toda crise tem começo, meio e fim. Importante saber navegar na contramão dela. Quem no mundo empresarial não se lembra dos sofrimentos passados em crises anteriores? Quem não se lembra de inúmeros planos malsucedidos de governos? Na verdade, sempre vivemos assim. São momentos de expansão, seguidos de outros de retração.
Parece um mal que existe até no futebol, que poderia ser evitado com planejamento e forma de pensar. Exemplo: Me lembro alguns anos atrás quando o time do Fluminense foi vice-campeão da Libertadores e em seguida decaiu tanto que só não caiu para a segunda divisão por causa da cartolagem que empurrou a Portuguesa paulista para o buraco no seu lugar. Ou do São Caetano que quase foi vice-campeão da América e depois passou a disputar a terceira divisão paulista nos anos seguintes.
Crise … A Metade do Copo!
Não estou negando a crise, mas ela é a maior bengala das empresas nos últimos tempos, a desculpa perfeita. A frase mais ouvida por aí: “Sabe como é, a crise!”. Atire a primeira pedra quem não ouviu ou disse isso nos últimos tempos. Tem gente sendo demitida? Sim. Tem empresa fechando? Sim. Tem gente sofrendo? Sim. Sobra emprego e as empresas não conseguem contratar? Sim. O consumo real está lá embaixo? Sim. Paradoxalmente, o desemprego batendo à porta? Sim…PORÉM… a crise é a maior bengala das empresas nos últimos tempos. Em nome dela, tomam-se decisões equivocadas e injustas, demite-se quando não era preciso, fecha-se por medo e a sujeira continua indo parar debaixo do tapete.
A crise é a justificativa “óbvia” dos resultados ruins, de lojas que tem dificuldade em vender, da equipe desmotivada, do gestor sem estratégia, de tudo. Sim, ela está atrapalhando, mas somente para aqueles que preferem se esconder e não se arriscar. Vejo empresas do mesmo ramo, uns pisando no freio e outros no acelerador… e quando estes começam a colher resultados, aumentar vendas, fechar negócios, quem pisou no freio quer voltar ao mercado… infelizmente a água do rio já passou.
POIS É, a crise está aí, mas as oportunidades também estão. São poucos que conseguem perceber isso e menos ainda aqueles que conseguem aproveitar estas oportunidades. PARA REFLETIR: Você já olhou para a metade do copo que ficou? Ou apenas está se lamentando pela metade que foi embora?
Vamos juntos enfrentar os desafios com determinação e criatividade e construir NOVOS RESULTADOS.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.