Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

GOVERNADOR

Ratinho Júnior virá amanhã a Sarandi. Vem inaugura os dois novos viadutos sobre a BR-376. Eles já estão concluídos desde a semana passada, mas permanecem fechados. Aguardam a presença do governador para inaugurá-los.

LIBERAÇÃO

Após as pompas, discursos e rapapés marcados para 15h, serão imediatamente liberados para o tráfego. Vão solucionar muitos problemas para a cidade e para o tráfego pesado regional. Há inclusive passarela metálica, tudo voltado para diminuir acidentes e mortes.

MERECIDO

O governador merece as palmas que receberá. Trata-se de uma obra necessária, importante que vale cada centavo dos R$ 40,1 milhões investidos. Os viadutos também conectamas vias marginais e funcionarão como retornos em desnível.

NECESSIDADE

O governador inclusive já antecipou sua visão com relação ao que inaugurará: “É uma obra que vai resolver um grande problema logístico de toda a região de Maringá, em especial dos moradores de Sarandi. Ela se soma a outras obras viárias na região, como o viaduto do Trevo Catuaí”.

DESCANSADOS

Após o recesso – eles não denominam férias assim como chamam o que recebem de subsídios – de descanso ao longo de 15 dias, os 23 nobres pares da Câmara Municipal de Maringá voltam ao trabalho e com certeza às querelas envolvendo a Justiça.

ITENS

Dentre os projetos, os vereadores Rafael Roza e Cris Lauer propõem a lei sobre a autorização da presença de psicólogos obstetras durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, nas maternidades, casas de parto e hospitais.

A ABANDONADA

Do vereador Júnior Bravin, requerimento solicitando da prefeitura informações, para esclarecimento público, se há previsão para a revitalização da Praça Raposo Tavares. É a mais central, mais feia e abandonada, praticamente nas mãos dos “moradores de rua”.

BICICLETA

Da vereadora Cris Lauer, requerimento o poder público sobre a possibilidade – e bom senso- de implantar uma ciclovia em toda extensão da Avenida Lucilio de Held, no Jardim Alvorada. É uma reivindicação antiga dos ciclistas que diariamente arriscam a vida entre carros e motocicletas.

MARMITEX

Do vereador Diogo Altamir, uma solicitação ao prefeito para que os restaurantes populares de Maringá façam a entrega diária de almoços para idosos acamados e idosos com mais de 80 anos de idade. E que se não puder ser feito, informe os motivos.

SEGURANÇA

Com a falta de guardiães, o vereador William Gentil está propondo ao prefeito Silvio Barros II a instalação de portões com interfone nas escolas e centros municipais de educação infantil. É uma forma inteligente de contribuir para a melhoria da segurança.

APREENSÕES

Muito por falta de leitura das placas, diariamente a Semob tem apreendido veículos estacionados irregularmente durante os horários de rush na Avenida Pedro Taques. Tem motorista que se assusta: “Cadê meu carro que deixei aqui?”.

DEPÓSITO

Ontem, por exemplo, três caminhões plataformas estavam recolhendo veículos, logo depois das 17 horas. Segundo agente da Secretaria de Mobilidade Urbana, tem motorista que realmente ignora a proibição, mas muitos estacionam “só por uns minutinhos!”

LENTIDÃO

O término da obra de duplicação da rodovia entre Maringá e Iguaraçu continua em sprint de tartaruga. Sabe-se que a maringaense Sanches Tripoloni vai completar a obra, mas a burocracia está ainda mais lenta.

ABIGEATO

Final feliz e não no açougue como era temido, o furto do touro Nego, criado como se fosse um pet. Furtado do pecuarista Paulo Oliveira da Silva, de Altônia, ele foi encontrado 15 dias depois em um sítio a 30 quilômetros de distância, em Iporã.

MANSIDÃO

Desde bezerro, Nego optou por preferir a família Silva, principalmente as crianças, que o rebanho Nelore. Tornou-se querido, paparicado e muito manso, o que deve ter facilitado o furto. Agora de volta, a família vai vigiar de perto.

CRIMINALIDADE

De acordo com o 19º. Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Paraná é o quarto Estado em diminuição do número de furtos e roubos de aparelhos celulares. Também é o quarto em que mais as forças de segurança recuperam os aparelhos roubados.

PERCENTUAIS

Segundo o estudo, de cada 100 mil habitantes o registro de furtos de celulares caiu de 346,5 para 273,7. Pelos cálculos os maringaenses devem se cuidar: são roubados por ano, em nossa cidade, mais de 1300 celulares por ano.

NOMES

A Defensoria Pública do Estado do Paraná realiza mutirão, sexta-feira em Maringá, com orientações gratuitas em relação à retificação de nome e gênero. Denominado ‘Meu Nome, Meu Direito’, deverá ser consultado por centenas de pessoas também de cidades da região.

PARQUE DO INGÁ

Desde a administração anterior o prefeito Silvio Barros II insiste que para melhorar o parque central só mesmo uma empresa contratada. Voltando a isso, neste princípio de mandato, há informação de que três empresas ligadas ao turismo estão interessadas. Vamos esperar e ver no que dá.

COMPARTILHE: