Início Maringá Comissão de Educação apresenta relatório com problemas nas escolas

Comissão de Educação apresenta relatório com problemas nas escolas

A Comissão de Educação da Câmara se reuniu ontem, 11, com a secretária de Educação, Adriana Palmieri, para apresentar um relatório com os principais problemas enfrentados pelas escolas da rede municipal. O documento foi construído a partir de visitas técnicas realizadas ao longo do primeiro semestre, além de diálogos com pais, educadores e gestores escolares.

Entre os principais pontos destacados estão deficiências estruturais, falta de materiais básicos, problemas de acessibilidade, carência de servidores, especialmente professores de apoio, e a necessidade urgente de construção de novas unidades escolares.

A presidente da Comissão, vereadora Professora Ana Lúcia, enfatizou que a situação exige respostas imediatas e ações concretas. Em publicação nas redes sociais, a parlamentar detalhou algumas das principais reclamações. “As famílias e os profissionais da educação não podem mais esperar. Falta professor de apoio, há sobrecarga de trabalho por profissional, os kits escolares estão com quase um ano de atraso na entrega. Os uniformes foram distribuídos em número insuficiente e com qualidade tão baixa que não resistem a mais de um uso. Além disso, há infraestrutura precária, falta de segurança, carência de servidores e de materiais básicos nas escolas”.

Durante a reunião, Adriana Palmieri, se comprometeu a apresentar um cronograma de ações e manter um canal aberto de diálogo com a Comissão. “O momento é de proatividade e ação. Vamos trabalhar com planejamento e transparência”, afirmou.

O edil Sidnei Telles reforçou a importância de um olhar estratégico e de longo prazo para a educação, destacando o compromisso do prefeito com as futuras gerações. Já o vereador Mário Verri defendeu a escuta ativa da Comissão de Educação e do Conselho Municipal de Educação. “Independentemente de posições políticas, o pensamento tem que estar nas crianças”, pontuou.

A vereadora Akemi Nishimori também manifestou apoio à nova gestão da pasta e destacou a disposição da Comissão para atuar de forma colaborativa. “Nossa expectativa é grande. Estamos aqui para somar e ajudar a transformar a realidade das escolas”, afirmou.

Cabe a comissão acompanhar o Plano Municipal de Educação, fiscalizar ações da Secretaria de Educação, apoiar à formação dos profissionais da rede e a promoção de discussões sobre educação inclusiva em todos os níveis.

Da Redação
Foto: CMM

COMPARTILHE: