Início Destaques do Dia Prefeitura de Maringá abre consulta pública para definir novo local da Virada...

Prefeitura de Maringá abre consulta pública para definir novo local da Virada Cultural

A Prefeitura de Maringá abriu, nesta semana, uma consulta pública para definir o novo local de realização da Virada Cultural 2025. A medida foi tomada após o adiamento do evento, decidido em julho, em meio a críticas da classe artística e de parte do público quanto ao espaço inicialmente anunciado, o Pavilhão Azul, no Parque de Exposições.

A votação ocorre de forma online e segue aberta até as 8h30 do dia 1º de setembro. Cada cidadão poderá enviar apenas uma resposta por CPF, sendo considerada válida apenas a primeira manifestação registrada, de acordo com a data e horário de envio.

Entre as opções disponíveis estão o Parque Alfredo Nyffeler (Buracão), o próprio Parque de Exposições de Maringá, a Praça Raposo Tavares (Estacionamento do Terminal Urbano) e a Vila Olímpica. A intenção da administração municipal é que o novo local esteja mais alinhado ao conceito original da Virada Cultural, que tradicionalmente valoriza a ocupação de espaços públicos abertos, descentralizados e acessíveis.

A escolha inicial pelo Parque de Exposições gerou forte reação de artistas, produtores culturais e outros agentes do setor, que criticaram o local por ser fechado, com pouca identidade urbana, e mais associado ao universo do agronegócio.

Diante das manifestações, a Prefeitura realizou uma reunião no início de julho com representantes do setor cultural e decidiu suspender temporariamente a realização do evento.

“A decisão é de que vamos adiar a Virada temporariamente, para cumprirmos com a questão do edital, que era um anseio da classe artística”, afirmou o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.

Alexia Alves
Foto Arquivo/PMM

COMPARTILHE: