
Vai até esta sexta-feira, 15, a Semana da Advocacia Participativa, iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Maringá que virou lei municipal (nº 11.571) aprovada pela Câmara de Vereadores. Durante o evento, advogados voluntários atendem gratuitamente a população no Terminal Urbano, oferecendo orientações jurídicas em diversas áreas do Direito.
O objetivo é aproximar a advocacia da comunidade, facilitando o acesso rápido e acessível a informações e encaminhamentos legais. A ação integra o calendário oficial de eventos do município e reforça a parceria entre a OAB e o Legislativo para ampliar o atendimento à população.
O vereador Flávio Mantovani, autor da proposta que originou a lei, destacou a relevância da iniciativa e convidou a população a participar. “Quem precisa de orientação jurídica, em qualquer área, tem agora a oportunidade de ser atendido. A OAB está mais perto da população, levando advogados para ajudar quem precisa. Estarei presente com os profissionais e espero a participação de todos”, afirmou.
Qualquer pessoa pode procurar os plantões no Terminal Urbano para esclarecer dúvidas e obter encaminhamentos em direito de família, consumidor, previdenciário, trabalhista, criminal, entre outros. A expectativa é superar as mil orientações realizadas na edição anterior.
Mais de 500 advogados voluntários, organizados em cerca de 60 comissões temáticas da OAB Maringá, participam do atendimento, com destaque para áreas como Direito Previdenciário, Família, Consumidor, Pessoa Idosa e Trânsito. Uma das ações em andamento é a orientação a aposentados vítimas de fraudes no INSS, iniciada durante a campanha Junho Violeta.
O Terminal Urbano, que recebe mais de 30 mil pessoas por dia, foi escolhido estrategicamente para sediar o evento, transformando o local em um centro de cidadania e orientação jurídica. A Semana da Advocacia Participativa também será realizada em outros municípios da região, como Paiçandu, que receberá o projeto ainda neste mês.
Da Redação
Foto: ASC