
A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná (SETR) promove hoje, em Maringá, a capacitação de gerentes das Agências do Trabalhador que atendem os municípios dos Núcleos Regionais de Maringá, Londrina, Campo Mourão e Umuarama. O encontro, realizado na Associação Comercial e Empresarial de Maringá, tem como foco melhorar o atendimento ao público, com ênfase em inclusão, acessibilidade e respeito aos trabalhadores.
Participam da programação o diretor do Departamento de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Tiago Oliveira Motta, e o chefe da Assessoria de Promoção da Igualdade no Trabalho do MTE, Ronaldo Barros, que acompanha o evento por videoconferência.
Além da qualificação, o encontro busca alinhar estratégias de integração com empresas e reforçar ações voltadas ao atendimento humanizado, políticas públicas de inclusão, acessibilidade física e digital, e ampliação das oportunidades para pessoas com deficiência e grupos em situação de vulnerabilidade.
RESULTADOS
O Núcleo Regional de Maringá registrou, em julho, 1.046 contratações intermediadas pelas Agências do Trabalhador, atingindo 94% da meta. Outros municípios da região se destacaram, com São Jorge do Ivaí, Santa Fé e Paraíso do Norte superando 130% dos objetivos individuais.
Para a diretora de Fomento e Renda da SETR, Suelen Glinski, os números refletem o impacto das formações. “Atingir e até superar as metas é resultado de uma equipe comprometida, bem treinada e alinhada com os objetivos da Secretaria”, afirmou.
Em 2025, o Governo do Paraná destinou mais de R$ 12 milhões para modernizar as Agências do Trabalhador, com a compra de computadores, reformas estruturais e atualização do mobiliário. A medida busca mais conforto para servidores e usuários, além de tornar o atendimento mais ágil.
Da Redação
Foto: SETR-PR