Início Colunistas Polarização e terceira via

Polarização e terceira via

Na política, polarização pode referir-se à divergência ou ao aumento da divergência entre atitudes de extremos ideológicos que pode ocorrer na população em geral ou dentro de certos grupos e instituições. Pode ser sinônimo de incompatibilidade de ideias, desacordos, divergências, discórdias, discordâncias, desentendimentos, conflitos, antagonismos, rivalidades, desinteligências, incongruências.

O significado de polarização está relacionado a uma divisão da sociedade em polos, que representam posições diferentes sobre um determinado tema. Porém, essa palavra tem sido usada de modo negativo, uma vez que passou a se referir a disputa entre dois grupos que se fecham em suas convicções e não estão dispostos ao diálogo.

Falava-se em 2022, sobre uma terceira via, como alternativa, que não se viabilizou, e muitos preferiram escolher um candidato, não por suas qualidades, mas    por defeitos do outro e vale para os dois.  Falando em terceira via, consta que um dos concorrentes teria dito:  

‘Entre Deus e o diabo nunca houve uma terceira via’.  ‘A humanidade acompanha há séculos a polarização entre Deus e o diabo e nunca houve uma terceira via’. Interessante ! Descontado o fato de que muitos interpretaram que o candidato estaria se comparando a Deus, e colocando o outro na condição de ‘diabo’, vejam o que aprendi com a Doutrina Espírita:

Para o espiritismo, a figura do “diabo” como um ser maligno e eterno não existe. O “diabo” ´é uma metáfora para a imperfeição moral e a ignorância dos espíritos ainda em evolução. Deus, na visão espírita, é a inteligência suprema e causa primária de tudo, sendo perfeito, bom e justo, não poderia criar seres eternamente maus. Logo nenhum político, por pior que seja, e há muitos péssimos, não pode ser chamado de ‘diabo’. Muito menos de Deus, ou anjo, por melhor que tenha sido suas administrações.

No Livro dos Espíritos, importante obra da codificação espírita, Alan Kardec fez quatro perguntas sobre o que podemos considerar polarização entre o bem o mal, e os Espíritos Superiores as responderam :

     Os seres que chamamos anjos, arcanjos, serafins, formam uma categoria especial, de natureza diferente da dos outros Espíritos?  R)  Não, são Espíritos puros: estão no mais alto grau da escala e reúnem em si todas as perfeições. Comentário de Kardec: A palavra anjo desperta geralmente a ideia da perfeição moral, não obstante, é frequentemente aplicada a todos os seres, bons e maus, que não pertencem à Humanidade. Diz-se: o bom e o mau anjo, o anjo da luz e o anjo das trevas, e nesse caso ele é sinônimo de Espírito ou de gênio. Tomamo-lo aqui na sua boa significa.

    Os anjos também percorreram todos os graus? R) Percorreram todos. Mas, como já dissemos: uns aceitaram a sua missão sem murmurar e chegaram mais depressa, outros empregaram maior ou menor tempo para chegar a perfeição. Se a opinião de que há seres criados perfeitos e superiores a todos os outros é errônea, como se explica a sua presença na tradição de quase todos os povos?  Aprende que o teu mundo não existe de toda a eternidade, e que muito antes de existir já havia Espíritos no grau supremo; os homens, por isso, acreditaram que eles sempre haviam sido perfeitos.

    Há demônios, no sentido que se dá a essa palavra?  Se houvesse demônios, eles seriam obra de Deus. E Deus seria justo e bom, criando seres infelizes, eternamente voltados ao mal? Se há demônios, é no teu mundo inferior e em outros semelhantes, que eles residem: são esses homens hipócritas que fazem de um Deus justo um Deus mau e vingativo, e que pensam lhe ser agradáveis pelas abominações que cometem em seu nome. Comentário de Kardec: A palavra demônio não implica a ideia de Espírito mau, a não ser na sua acepção moderna, porque o termo grego daimon, de que ela deriva, significa gênio, inteligência, e se aplicou aos seres incorpóreos, bons ou maus, sem distinção.

      Para concluir, na polarização entre bem e mal, não há terceira via possível.

Akino Maringá, colaborador
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: