
Os criminosos obtém acesso às contas das vítimas ao se passarem por empresas ou prestadores de serviços confiáveis
A Polícia Civil iniciou uma intensa campanha de esclarecimento em Paranavaí, ante o número de boletins de ocorrências registrados pelas vítimas na Delegacia. A constatação é de que o golpe vem sendo aplicado sistematicamente em toda a região. Uma vez de posse das contas, os criminosos roubam informações pessoais e aplicam entre outros, golpes financeiros. O alerta emitido pelas autoridades de segurança chama a atenção para o grande número de boletins de ocorrência registrados em delegacias do Noroeste do Estado. De posse do código os golpistas assumem o controle da conta do WhatsApp da vítima, acessam lista de contatos e começam suas ações criminosas por pedir dinheiro a parentes e amigos do dono da conta clonada.
Os golpes no WhatsApp estão se tornando cada vez mais comuns e sofisticados, atingindo números alarmantes. Geralmente os criminosos solicitam o código de verificação enviado por SMS para confirmar algo. É aí que mora o perigo.
O fraudador entra em contato com os amigos da pessoa clonada e em nome dela pede dinheiro. Usam argumentos emocionais para pressionar as vítimas. Reconhecer as características desse tipo de golpe não é difícil. Primeiro é preciso tomar cuidado com mensagens em tom de urgência, que geralmente chegam com erros grosseiros de português. Não click em link desconhecido, alerta a Polícia Civil.
Da Redação
Foto – Ilustração