
A Praça da Catedral, liberada parcialmente para uso da comunidade em 28 de março, já apresenta sinais de vandalismo e descuido. Lixeiras pichadas, bancos danificados, lixo espalhado pelo chão e brinquedos do parquinho quebrados, com cordas arrancadas, chamam a atenção de quem frequenta o local, além de moradores de rua que também ocupam a área durante a noite.
Para Guilherme Biagio Santana, que costuma passear com a família na praça, o espaço é de extrema importância para a Cidade e merece respeito. “Ficou um tempão tudo tampado e sem o público e agora, mal inaugurou, e já está essa bagunça. Acho uma tremenda falta de respeito. Sei que a culpa não é da Prefeitura, e sim dos indivíduos que bagunçam, mas todos temos que fazer nossa parte e cuidar”, comentou.
A Prefeitura informou que a Secretaria de Obras Públicas notificou a empresa responsável para retirar os mobiliários e estruturas danificadas e realizar os reparos necessários até a entrega oficial da obra, conforme o projeto licitado.
A empresa também foi orientada a executar o despraguejamento da grama. O município reforça que a população pode denunciar atos de vandalismo à Guarda Civil Municipal pelo telefone 156 e à Polícia Militar pelo 190.
Outra praça central, a Napoleão Moreira da Silva, revitalizada há menos de três anos, enfrenta problemas semelhantes. O espaço, que recebeu obras de revitalização em 2022 com investimentos de mais de R$ 3,7 milhões, apresenta mesas e bancos quebrados, sinais de abandono e a presença de usuários de drogas.
No final de 2024, o chafariz da Praça Napoleão Moreira da Silva passou a ser utilizado por moradores de rua para tomar banho, fazer necessidades e até lavar roupas, causando incômodo para frequentadores e para os funcionários da limpeza urbana.
Uma funcionária responsável pela manutenção relatou, na época, que o uso indevido da fonte era frequente. “Eles consideram a praça como se fosse a casa deles. Muitas vezes, usam a fonte para tomar banho e, infelizmente, também para fazer suas necessidades. A água é reaproveitada, então essas sujeiras acabam circulando constantemente”, afirmou.
Sobre a presença de moradores de rua, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, informou em nota prévia que possui uma rede de políticas públicas voltadas a essas pessoas. As equipes realizam diariamente abordagens sociais por toda a cidade, incluindo a Praça Napoleão Moreira da Silva, oferecendo acolhimento e oportunidades de reinserção na sociedade.
Sobre os recentes problemas, a Prefeitura reforçou que realiza manutenção constante nas praças e que, a partir do próximo mês, os serviços serão intensificados na Praça Napoleão Moreira da Silva. O município também orienta a população a denunciar casos de vandalismo sempre que presenciados.
Alexia Alves
Foto – Alexia Alves