Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

CIDADES

Prefeitos das cidades polo do Noroeste se reúnem agora pela manhã na prefeitura de Maringá. Confirmados Silvio Barros II, Mauricio Gehlen (Paranavaí), Douglas Fabrício (Campo Mourão), Marco Franzato (Cianorte) e Fernando Scanavaca (Umuarama).

REGIÃO

Da pauta em discussão, ”… discutir projetos e trocar informações sobre assuntos de interesse comum entre os municípios”, e: “O trabalho integrado é fundamental para avanços e melhorias voltadas à população dos municípios”.

CONQUISTAS

Em verdade será uma aglutinação para defender assuntos de interesse nas áreas de saúde, segurança, produção, industrialização, etc. Muitas conquistas que poderiam vir para cá estão sendo levadas para a região metropolitana da capital e Ponta Grossa.

EMPREGO PÚBLICO

A Prefeitura de Douradina abriu dois concursos para 65 vagas imediatas e cadastro reserva. Há oportunidades para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Salários de R$ 1.817,93 a R$ 11.859,63. Inscrições até 7 de setembro, prova no dia 28 do mesmo mês.

MUITOS CARROS

O número de carros é tão grande que até na pequena Mandaguaçu os comerciantes estão reclamando. As vagas nas principais ruas comerciais estão sendo ocupadas a partir das 7h30. Os clientes não têm onde estacionar.

PIOR

Estacionar em Maringá é ainda pior. Apesar do EstaR faltam vagas. Quem tem obrigação com hora marcada precisa chegar muito antes, ou estacionar longe. E existem poucos estacionamentos de aluguel.

MOTORISTA

Segundo muitos empresários e outros profissionais, só existe um jeito: usar – principalmente no centro – carro de aplicativo. Ou contratar um motorista particular.

FEIRA

E a prefeitura se viu obrigada a regularizar o tráfego de veículos no estacionamento da Feira do Produtor no pátio do estádio Willie Davids. Agora passa a ter duas saídas e uma entrada.

DEMARCAÇÕES

As vagas também foram reorganizadas, ganharam pintura nova, sendo criados inclusive espaços específicos para o estacionamento de motocicletas. Só não foi resolvido o problema dos flanelinhas, falsos guardadores de carros.

FOTOS

O pessoal do acervo histórico de Maringá precisa procurar a diretora Daya do Jornal do Povo. Ela tem em mãos fotos de autoridades históricas em Maringá, com o saudoso jornalista Verdelírio Barbosa.

COLEÇÃO

Dentre muitas: o presidente Tancredo Neves, vice-presidente Marco Maciel, governadores José Richa, Álvaro Dias junto com Roberto Requião, jornalistas, uma multidão de deputados, senadores, vereadores, vivos e finados inclusive quando eram jovens.

MENINOS DA IGREJA

No domingo a Diocese de Umuarama celebrou o Jubileu dos Coroinhas e Inter Coroinhas. Coisa linda a missa com o bispo Dom João Mamede Filho e padres: mais de 2.150 fieis e cerca de 1.800 coroinhas da diocese.

NA BASÍLICA

Paranavaí se destacou no final de semana com a realização da primeira Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida. Mais de 2.500 romeiros acompanhados de padres, diáconos, leigos e seminaristas.

CASSAÇÃO

O compilado do relator Sidnei Telles foi entregue na Cãmara de Maringá e indica que a vereadora Cris Lauer poderá ser cassada. O julgamento da Comissão Processante terminará com a votação em plenário.

CASSADOS

Enquanto isso, dois vereadores foram cassados, mas pelo TRE-PR em Campo Mourão: Alex Sandro Alves Nunes (Tio Leco) e Sebastião Galdino (Tião do Karatê), do PP. Problema: fraude na cota de gênero.

ANULAÇÃO

Os votos de toda a chapa do PP foram anulados e o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários da legenda foi invalidado. Uma retotalização dos votos vai indicar os suplentes que assumirão as vagas.

COTA

O caso foi investigado pelo Ministério Público do Paraná após denúncia do PSD. Por causa de uma candidatura fictícia para cumprir cota de gênero nas eleições municipais de 2024 outros 11 candidatos do PP também ficarão inelegíveis.

MANIFESTAÇÕES

Semana passada, populares se manifestaram contra a construção de um presídio no Jardim França, em Sarandi. Ontem, populares e comerciantes fizeram manifestação contra a manutenção do cadeião em pleno centro da cidade.

IMBRÓGLIO

Resumo do problema: o cadeião superlotado é uma bomba prestes a explodir, os presos sofrem com as condições insalubres. Não existe outro terreno amplo (24 mil m2), urbano, de acordo com parâmetros exigidos pelo Departamento Penitenciário, para construir um presídio em Sarandi. 

COMPARTILHE: