Início Destaques do Dia Maringá está entre as 10 cidades mais competitivas do País

Maringá está entre as 10 cidades mais competitivas do País

Maringá foi classificada como a sétima cidade mais competitiva do Brasil no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No Paraná, o município ocupa a segunda colocação, ficando atrás apenas de Curitiba, que aparece em quinto lugar no levantamento.

O bom desempenho da Cidade foi impulsionado principalmente pelos avanços no saneamento básico e na eficiência da gestão pública. Maringá alcançou a primeira posição nacional em cobertura da coleta de resíduos domésticos e recebeu nota máxima na destinação adequada do lixo, consolidando-se como referência na área. Apenas nesse pilar, subiu 24 colocações em relação ao ano passado. Também se destacou no funcionamento da máquina pública, ocupando a sétima posição no País.

Na área ambiental, o município aparece em primeiro lugar no combate ao desmatamento ilegal e a 14ª posição em qualidade da educação, além do 22º lugar em qualidade da saúde.

Apesar de liderar no combate ao desmatamento, o município ocupa apenas a 356ª posição no pilar meio ambiente, o que aponta fragilidades em questões como qualidade do ar, tratamento de esgoto e preservação de recursos hídricos. Outro ponto crítico é a segurança pública, em que aparece apenas no 133º lugar.

Nos demais indicadores, Maringá está na 80ª posição em sustentabilidade fiscal e repete o mesmo desempenho em telecomunicações.

De acordo com o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, os números confirmam que as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado em parceria com os municípios têm dado resultado. “Curitiba e Maringá se destacam na competitividade econômica, enquanto Londrina tem nível de excelência em eficiência da máquina pública. Além disso, sete dos 20 municípios com melhor qualidade de educação são do Paraná, com destaque para Paranavaí e Pato Branco. Os números mostram que a agenda municipalista faz com que o Estado avance desde a base da educação até a geração de riqueza, com cada vez mais dinamismo econômico”, afirmou.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: