
RECORDES
Foi divulgada mais uma pesquisa de opinião pública sobre a aprovação do governo de Ratinho Júnior no Paraná. A tabulação do conceituado Paraná Pesquisas mostra a terceira alta na aprovação de Ratinho Junior. Teve 80,5% (em maio), 81,40 (julho) e 85% agora. Percentuais de dar inveja para qualquer político.
DIFERENÇA
Outro governante que se acha o tal, Lula, não goza do respeito dos eleitores paranaenses: 65,4% dos entrevistados avaliam a gestão petista como negativa. 69,5% dos contrários são homens.
POSIÇÃO
Leitores que viram entrevista coletiva da vereadora cassada Cris Lauer, ontem, cutucam para posicionamento a respeito do que ela considerou injustiça. Cá entre nós, sem crítica: acredito que o plantio não é obrigatório, mas a colheita é inevitável.
VISÃO
Não existe chefão político que comande os 20 vereadores que votaram pela cassação do mandato. São votos de diferentes correntes partidárias liderados por Silvio Barros, Ricardo Barros, Ulisses Maia, Ênio e Mário Verri e outros deputados.
COLETIVO
Acho difícil considerar que eles se uniram em torno de um objetivo comum (cassar a vereadora). Ela não é tão importante. Pesando votos, foi a mais votada da Câmara, mas somados, os votos dos 20 vereadores representam muito mais!
CARÁTER
Persiste à boca pequena a reclamação recorrente de que na Câmara a vereadora era de difícil convivência. Descrita como polêmica sem a mínima preocupação em espalhar ventos.
JUSTIÇA
Resta a ela e ao partido Novo apelar para os canais legais. O aparelho judicial existe para dirimir as querelas e procurar restituir a justiça inclusive no âmbito político. Vamos esperar!
VIOLÊNCIA
Quarta-feira no Pronto Socorro da paranaense Palmital, armado com facão um homem tentou matar um enfermeiro. Perseguiu-o, aos golpes, da parte externa até o interior do PS onde ameaçou também outras pessoas.
SIMPLES ASSIM?
O enfermeiro safou-se com várias escoriações e o PS teve portas danificadas. A PM não encontrou o agressor que ontem se apresentou na delegacia com advogado. Alegou “momento de fragilidade emocional” e foi liberado!
BILIONÁRIAS
As mulheres da família Abravanel, herdeiras de Silvio Santos, entraram para o restrito clube das bilionárias brasileiras. Ele deixou a esposa Iris e seis filhas com uma bolada de R$ 64 bilhões.
CARREGADA
Os agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana apreenderam mais uma motocicleta carregada de débitos por infrações de trânsito. É uma Titan, cor cinza, e acumula 482 autuações totalizando mais de R$ 113 mil de débitos.
ESPECIALIZADO
A apreensão ocorreu durante patrulhamento de rotina do GART (Grupamento de Ações Rápidas de Trânsito) na Avenida Colombo. O motociclista tentou passar “voando” no cruzamento com a Avenida Morangueira, mas foi alcançado pelos agentes.
POTÊNCIA
Especialmente treinados para essas perseguições, os agentes do GART têm motocicletas mais potentes, acima de 1.000 cc. Estão realizando um trabalho importante inclusive para os que usam “piseirinhas” e constituem ameaças para o trânsito local.
MARINGAENSES
Novos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Maringá conta atualmente com 429.660 habitantes. Aumentou de 2024 para cá, quando a população foi estimada em 425.983 moradores.
NAÇÃO
Por outro lado, o IBGE aponta que o Brasil tem 213.421.037 habitantes. Crescimento de 0,39% na comparação com os dados do ano passado. E começa a surgir uma tendência verificada em outros países: a população não aumenta com o mesmo vigor de anos anteriores.
PROLES
Essa desaceleração é resultado da vida moderna em que os pais trabalham fora e têm foco nas carreiras profissionais. Por conta disso, diminui o número de filhos por casal, efeito complicado em muitos países que registram inclusive a diminuição do número de cidadãos.
TENDÊNCIA
Estudo do IBGE aponta que a população brasileira atingirá seu ápice em 2041, quando chegar a 220.425.299 habitantes. Depois desse ano, o número de brasileiros começará a diminuir, chegando a 199.228.708 até 2070.
ESTADOS
Dentre os estados brasileiros, o Paraná mantém a posição de quinto mais populoso. São Paulo é o primeiro com mais de 46 milhões de pessoas, seguido de Minas Gerais com 11 milhões, Rio de Janeiro com 17 milhões, Bahia com quase 15 milhões e Paraná com 11,9 milhões.