Início Destaques do Dia Mais de 100 mil maringaenses estão inadimplentes

Mais de 100 mil maringaenses estão inadimplentes

De acordo com o levantamento da Associação Comercial do Paraná (ACP), 109.060 moradores da Cidade estão com contas em atraso. No total, mais de 3 milhões de paranaenses possuem algum tipo de dívida, enquanto 7,1 milhões de consumidores seguem em dia com seus pagamentos.

De acordo com a ACP, o cenário é reflexo do custo de vida elevado e da falta de planejamento financeiro. O presidente da entidade, Antonio Gilberto Deggerone, alerta para as consequências da inadimplência, que podem incluir restrições de crédito e dificuldades na obtenção de financiamentos. “Queremos levar à população dados que demonstrem a realidade do cenário econômico. Estamos em um momento delicado em que é necessário tomar cuidado a fim de evitar problemas como restrições de crédito, seja para pessoa física ou jurídica”, afirmou.

A situação também preocupa o setor empresarial. No Paraná, 284.661 empresas estão inadimplentes, 10.291 a mais em relação ao mês de junho. Curitiba lidera com 73.932 negócios com débitos pendentes, seguida por Londrina (16.187) e Maringá (15.001).

Para os consumidores, as dívidas acabam se transformando em um ciclo difícil de quebrar. A maringaense Izabelly Maria relatou que sua inadimplência começou com o uso recorrente do cartão de crédito. “Começou com o cartão, fui fazendo compra atrás de compra e quando vi já estava endividada. É muito fácil perder o controle. Estou pagando aos poucos, quando dá, mas os juros são complicados e cada vez mais a dívida aumenta”, contou.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: