
A terceira idade da vida começa oficialmente aos 60 anos e espera-se que termine aos 80. A quarta idade, ou velhice, começa aos 80 anos e termina aos 90. A longevidade começa aos 90 anos e termina após a morte.
O principal problema de uma pessoa idosa é a solidão. Frequentemente, os cônjuges não envelhecem juntos, alguém sempre vai primeiro. Um viúvo ou viúva se torna um fardo para sua família. Por isso, é tão importante não perder o contato com amigos, se reunir e se comunicar com frequência, para não ser um fardo para os filhos e netos, que provavelmente nunca dirão isso. A recomendação que encontro com quem entende mais do assunto, é não perder o controle da sua vida.
Isso significa decidir quando e com quem sair, o que comer, como se vestir, a quem ligar, a que hora dormir, o que ler, com o que se divertir, o que comprar, onde morar… e por aí uma infinidade de etc…. Porque SE você não pode fazer todas essas coisas livremente e por conta própria, você SE tornará uma pessoa insuportável e será um fardo para a vida dos outros.
William Shakespeare disse: “Sempre se sinta feliz”. Você sabe por quê? Porque não espero nada de ninguém. A espera sempre é agonizante. Os problemas não são eternos, sempre têm uma solução. Acredita-se que somos culpados pelos nossos problemas. O único para o que não há cura é a morte. Antes de reagir… inspire profundamente. Antes de falar… escute. Antes de criticar… olhe para si mesmo. Antes de escrever… pense com cuidado. Antes de atacar… renda-se. Antes de morrer… viva a vida mais linda que puder!!!
A melhor relação não é com a pessoa perfeita, mas com alguém que aprendeu e está aprendendo a viver de forma tão interessante e bonita quanto possível. Observe as deficiências das outras pessoas… mas também admire e elogie suas virtudes. Se você quer ser feliz, tem que fazer alguém feliz. Se você quer algo, primeiro deve dar algo de si mesmo. Você precisa se rodear de pessoas boas, amigáveis e interessantes e ser um deles. O SORRISO que você busca no OUTRO deve primeiro estar estampado em SEU ROSTO.
A expressão estar “de bem com a vida” não está diretamente ligada a uma geração específica. Ela descreve um estado de espírito e uma atitude positiva em relação à vida, que pode ser encontrado em pessoas de todas as idades e gerações. Então, o que significa esse estar de bem com a vida? Isso requer uma visão positiva, otimista e aceitação da própria existência, incluindo seus desafios, fases e conquistas.
É um estado de espírito que envolve: Aceitação: Aceitar as próprias limitações e imperfeições, bem como as situações que não podem ser mudadas. Gratidão: Apreciar as coisas boas da vida, por menores que sejam. Resiliência: Conseguir superar os obstáculos e adversidades com otimismo e força. Equilíbrio: Buscar um equilíbrio entre trabalho, lazer, relacionamentos e autocuidado. Autoconfiança: Acreditar em si mesmo e nas próprias capacidades.
Onde se encontra essa atitude?
Essa atitude pode ser encontrada em pessoas de todas as gerações, desde agora com a Geração Z até os chamados Baby boomers e além destes, os longevos de 90 anos. Cada geração tem suas próprias características e desafios, mas a capacidade de estar de bem com a vida independe da idade ou geração a que a pessoa pertence. É uma questão de escolha pessoal e de desenvolvimento de uma mentalidade positiva. Em resumo: A expressão “de bem com a vida” não é exclusiva de uma geração. É uma postura mental e emocional que pode ser adotada por qualquer pessoa, independentemente da sua idade ou geração.
Lembre-se: Nos momentos difíceis, mesmo com lágrimas nos olhos, levante-se e diga com um sorriso: “Tudo está bem, porque somos frutos de uma vida que será, aqui ou lá, outra VIDA”.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
