Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

MANIFESTAÇÃO

Ontem tinha carro de som rodando por toda a Maringá e convocando os patriotas para manifestação no próximo dia 7, data da Independência. A reunião está marcada para às 14h, na praça da Catedral.

DETALHES

Os organizadores enfatizam uma manifestação de patriotas, “pacífica e ordeira”. Para todos que “acreditam na família, na liberdade, nos valores cristãos e no respeito à Constituição”.

IPÊS

Florescendo sempre no inverno, os ipês embelezam e enfeitam Maringá. Fora as árvores em terrenos particulares, são 18.200: 10 mil da variedade roxa, 3.700 branca, 2.700 amarela e 1.800 da cor rosa.

SÍMBOLO

A beleza dos ipês encantou inclusive o presidente Jânio Quadros que em 1961 a declarou Árvore Nacional; e o prefeito Roberto Pupin, em 2006, Árvore Símbolo de Maringá.

MUITO ROLO

O prefeito Silvio Barros II deixou escapar dias atrás, o que não é do feitio dele, uma crítica contra a administração municipal anterior. Foi pouco, tendo em vista o grande número de problemas herdados.

IRRITANTE

O que irrita no serviço público é que a cobrança é sempre ao prefeito que “está de plantão”, atual. O povo não quer ouvir queixas, quer e espera soluções.

REALIDADE

Cá, entre nós, portar-se de maneira paciente demais acaba prejudicando o atual alcaide. Ele tem é que mostrar o que herdou de errado e que está provocando gastos e atrapalhando sua gestão.

TOLERÂNCIA

O povo precisa saber que determinadas figuras políticas, péssimas gestoras, deixaram Maringá com mais problemas do que obras e realizações. Não entregar as mazelas é compactuar para que o povo vote errado novamente.

PROTEÇÃO

A prefeitura está com licitação para alugar botões de pânico. Os dispositivos serão passados para mulheres que têm medidas protetivas contra ex-companheiros violentos.

SEM LIMITE

A princípio a prefeitura pretende alugar equipamentos para serem repassados para 30 mulheres. Está disposta a arcar com um custo total de até R$ 192 mil. Mas se necessário alugará mais.

ERRO

Ontem funcionários de empresas que atuaram e abandonaram a obra de duplicação da rodovia PR 317 fizeram piquete paralisando o tráfego. Eles deveriam manifestar onde foram contratados! Quem passa pela rodovia não tem nada a ver com o problema!

LUTADOR

O maringaense Paulo Benatto (37 anos) elevou o nome de Maringá no Campeonato Mundial Master de Jiu Jitsu, disputado na semana passada em Las Vegas. Conquistou um honroso terceiro lugar na categoria para lutadores com mais de 35 anos.

TRADICIONAL

Realizado desde 2012, o Mundial de Jiu Jitsu reuniu nesta edição mais de 12 mil atletas. Benatto, que é professor da modalidade em Maringá, surpreendeu ao vencer vários detentores de títulos mundiais. Disse o segredo: “Dedicação ao esporte!”

TUDO CERTO

Para o Maringá e até para seu ex-técnico, tudo deu certo no final de semana. O MFC venceu o Caxias e permanece na Série C. E Jorge Castilho está novamente empregado, agora no time do Uberlândia de Minas Gerais.

GUERRILHA

O aparelho policial continua frágil em nossa região. As execuções de pessoas – bandidas ou não – são diárias. Indicam entre nós a existência de armamento pesado, de veículos roubados, de drogas, de guerra de quadrilhas e de assassinos profissionais.

DO DIA

Ontem foi a vez de Paranavaí. Assassinos surgiram de carro e mataram a tiros um homem de 40 anos de idade e uma mulher de 37. As causas da execução nem a polícia sabe. Sequer sabe também se as vítimas tinham antecedentes criminais.

DE OUTRO MUNDO

Câmera indiscreta flagra em Maringá cenas que se não houvesse filmagem, ninguém acreditaria. Um “pobre cadeirante” foi flagrado pendurado em fiação para roubar e vender. Depois usaria a cadeira para disfarçar e carregar os fios.

FLAGRANTE

Domingo no Jardim Império do Sol a Guarda Civil de Maringá flagrou dupla trabalhando, mas errado. Descartando lixo irregular transportado na caçamba de uma camioneta.

AGRAVANTES

O condutor sequer tinha CNH atualizada. Os dois envolvidos foram encaminhados à 9ª Subdivisão Policial e além da responsabilidade criminal – são reincidentes – também deverão arcar com multa de R$ 5 mil. Pelo estado péssimo, a camioneta não deve valer tanto.

SEM COMENTÁRIO

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa hoje um julgamento que promete ser histórico por vários motivos. Entre eles por poder condenar um ex-presidente, também por ser um tribunal que atua com cartas marcadas a ponto de não se acreditar na aplicação de qualquer resquício de Justiça. 

COMPARTILHE: