
Em licitação publicada pela administração pública o nome do tradicional evento natalino da Cidade deixa de ser “Maringá Encantada”, após oito anos e agora será “Natal Maringá 2025”. Além disso, a edição deste ano, que será realizada de 6 de dezembro de 2025 a 11 de janeiro de 2026, terá duas semanas a menos em relação ao ano anterior.
Em 2024, o evento foi realizado de 15 de novembro a 6 de janeiro, já em 2023, a programação especial aconteceu de 15 de novembro a 14 de janeiro. Na última edição do evento, somando os contratos e pregões publicados até o momento, os valores já chegam a R$ 11,5 milhões, quase alcançando o recorde de 2022. Desde 2019, o retorno sobre investimento (ROI) médio do evento tem se mantido acima de 4,5 vezes.
A comerciante Kellen Penha Moraes, que trabalha na região central de Maringá, critica a mudança no calendário. “A situação já está ruim com a reforma da Catedral e da Praça Renato Celidônio. Lembro de quando a Casa do Papai Noel era ali, era prático e bom para todos. Não entendi por que vai começar mais tarde esse ano, quanto mais cedo começa, mais dinheiro a cidade arrecada. Ano passado, que foi no Eurogarden, foi horrível. Trabalho próximo à Catedral e o movimento caiu pela metade. Tomara que esse ano melhore, mesmo com menos dias para o pessoal aproveitar.”
O impacto da redução de dias também preocupa visitantes da região. Eduardo Missaki Kakuda, morador de Marialva, costuma visitar Maringá durante o Natal para aproveitar as decorações e fazer compras. “Sempre fico animado para as decorações de Natal em Maringá e aproveito para fazer as compras natalinas, mas com duas semanas a menos, tenho que me planejar melhor e otimizar meu tempo”, lamenta.
Em julho, a Prefeitura se reuniu com representantes de secretarias municipais e de entidades da sociedade civil para discutir detalhes da programação e definir a criação de um eixo natalino na região central. “Queremos que o Natal de Maringá seja construído de forma colaborativa, envolvendo diferentes setores da sociedade para consolidar uma programação que represente e acolha a cidade e seus moradores e que aqueça a nossa economia”, disse o prefeito Silvio Barros.
Em nota sobre a mudança do nome, a Prefeitura comentou que mais informações referentes ao evento natalino serão divulgadas em breve.
EDITAL
A licitação, com valor de R$ 3.773.560,90, foi aberta para contratar uma empresa especializada em iluminação cênica para o Natal Maringá 2025. O edital prevê a instalação, manutenção e desmontagem de cordões de LED em diversas cores, refletores e mangueiras neon para iluminar árvores naturais distribuídas por ruas, avenidas e praças da Cidade. A sessão de disputa de lances está marcada para o dia 23 de setembro, às 8h30, por meio de pregão eletrônico.
O projeto contempla a iluminação de 2.474 árvores urbanas com cordões de LED branco quente, totalizando 253.730 metros de material. As instalações serão feitas em canteiros centrais, calçadas e praças públicas de vias movimentadas, como as avenidas Brasil, Duque de Caxias, Mandacaru, São Paulo, Tiradentes, João Paulino Vieira Filho, XV de Novembro, além de ruas centrais e praças tradicionais, como Sete de Setembro, Napoleão Moreira da Silva, das Palmeiras e Emiliano Perneta.
Além disso, 138 árvores localizadas na Avenida Getúlio Vargas e na Praça da Catedral serão decoradas com 11.040 metros de cordões de LED branco frio. Outro destaque será a iluminação de 296 palmeiras com refletores de LED verde, totalizando 592 refletores, distribuídos entre as avenidas João Paulino Vieira Filho, Paraná e XV de Novembro.
A Cidade também contará com pontos instagramáveis, decorados com mangueiras neon de LED em estruturas chamativas montadas nas praças dos Expedicionários, Napoleão Moreira da Silva, de Todos os Santos e no cruzamento das avenidas Tiradentes e São Paulo. Os locais foram selecionados por serem áreas de grande circulação e atratividade turística e toda a execução será acompanhada por fiscais da Prefeitura.
Alexia Alves
Foto – Reprodução
