
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, acompanhado dos secretários Luciano Brito (Mobilidade Urbana) e Vagner Mussio (Infraestrutura), tem realizado uma série de inspeções técnicas em ciclovias da Cidade. Os trechos estão sendo percorridos de bicicleta e patinete elétrico, como forma de avaliar de perto as condições da malha cicloviária.
Na última semana, a equipe percorreu ciclovias localizadas na Avenida Mandacaru e no Jardim Alvorada. O objetivo das visitas é identificar pontos que necessitam de manutenção e discutir possibilidades de ampliação das rotas para ciclistas e usuários de patinetes.
“Antes de construir mais, precisamos melhorar as ciclovias que já existem”, afirmou o prefeito Silvio Barros.
Além da infraestrutura, um dos temas discutidos durante as visitas foi o impacto da arborização urbana nas ciclovias. De acordo com os secretários, há casos de árvores plantadas muito próximas às vias, o que pode comprometer a segurança e a conservação da estrutura.
“Estamos discutindo com o plano de arborização como tratar árvores que não são adequadas para as áreas ao lado das ciclovias. Isso ainda será debatido com técnicos e urbanistas”, explicou o grupo.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao incentivo da mobilidade ativa em Maringá. O prefeito tem utilizado suas redes sociais para promover o uso de meios de transporte sustentáveis, como bicicletas e patinetes.
Em publicações recentes, ele aparece se deslocando de patinete entre compromissos oficiais. “Sempre que possível, é assim que eu vou de um compromisso para o outro: aproveitando a beleza da nossa cidade, sem poluir”, escreveu Barros em uma postagem.
A próxima ciclovia a ser inaugurada será na Avenida Tuiuti, com previsão de conclusão para o dia 27 de novembro de 2025. Com 4,4 km de extensão, ela vai abranger todo o trecho entre a Avenida Brasil e o Contorno Norte.
A obra, no entanto, tem gerado discussões entre moradores da região por conta da poeira acumulada nas ruas, causada pelos trabalhos da empresa responsável pela execução.
Da Redação
Foto – Reprodução