
DIVERGENTE
O ministro Luiz Fux, como esperado, votou ontem pela anulação do processo da chamada “trama golpista”, que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete pessoas no banco dos réus do STF.
ERRO
Para Fux, abalizado jurista que já foi promotor e juiz, nem Bolsonaro e nem os demais envolvidos têm foro por prerrogativa de função. Por isso o julgamento não deveria ser feito pelo Supremo.
DETALHAMENTO
Segundo ele “Os fatos ocorreram entre 2020 e 2023. A jurisprudência era pacífica, consolidada, inteligível que uma vez cessado o cargo a prerrogativa de foro deixaria de existir. Nesse caso, os réus perderam seus cargos muito antes”.
CAMINHO
O voto contrário e o alerta do ministro Fux balizam o caminho para apelação pela defesa do ex-presidente. Ele frisou a “incompetência absoluta” do STF para julgar os réus como está sendo feito.
PROVISÓRIO
O Tribunal de Justiça do Paraná concedeu liberdade provisória ao vizinho autor de ataque homofóbico contra o vereador Lemuel do Salvando Vidas. Ele fez a ofensa na frente de agentes da guarda municipal e foi preso em flagrante.
CRITÉRIOS
O TJPR estipulou medidas cautelares: o não pode deixar a cidade por mais de 30 dias sem comunicar em juízo, informar caso mude de residência e deve manter uma distância mínima de 50m do vereador e do local em que o caso ocorreu.
VELHO PROBLEMA
O governador Ratinho Jr e o prefeito Silvio Barros II autorizaram as obras para duplicação do Anel Viário Sincler Sambatti. Mais conhecido como Contorno Sul, hoje uma via inadequada onde ocorrem muitos acidentes com mortes.
RECURSO
Com recurso inicial estimado em R$ 400 milhões, não se sabe quando começará a duplicação dos 11 km cujo asfalto será substituído por piso de concreto, mais adequado e resistente ao trânsito pesado.
DEMORA
Como ainda falta definir projetos, licitação, a duplicação não tem ainda prazos estipulados. Mas já se sabe que será uma obra demorada, além do mandato do atual governador: só de viadutos estão previstos 18, três trincheiras, 12 km de ciclovias, além de vias marginais.
PRECAVENDO
Apesar do panorama relativamente calmo das últimas semanas, as polícias de Sarandi estão tomando a frente contra o crime. Ontem uniram forças e realizaram um batidão geral em locais suspeitos, assustando a marginalidade.
FRUTOS
Armados com sete mandados judiciais relacionados com homicídios e tráfico; cinco de busca e apreensão, os policiais capturaram dois maiores e um menor, apreenderam arma, simulacro, crack, maconha e haxixe.
ESTATÍSTICA
Somado com o resultado da operação a polícia já retirou das mãos de marginais presos em flagrante em Sarandi, somente neste mês, 8 armas de fogo. Em 2025 a cidade registra 7 homicídios, 70% menos que nos dois anos anteriores.
ISENÇÃO
O governador Ratinho encaminhou à Assembleia projeto para instituir um programa de remissão de dívidas de contratos de mutuários junto à Cohapar. A iniciativa pode beneficiar até 17 mil famílias com débitos habitacionais.
PROPOSTA
O projeto prevê que a quitação seja automática para contratos com dívidas de até R$ 7 mil. Vai valer para dívidas vencidas ou prestes a vencer da carteira imobiliária da Cohapar, também nas cessões de uso a título oneroso.
ZOOTECA
Observação de um vovô que acompanha a política e seus números… no jogo do bicho. “O Bolsonaro é 22, cabra, não deu muito prêmio. Se for condenado a 40 anos, será coelho. Se o pessoal apostar e der, vai quebrar a banca de muito bicheiro”!
VENENOSOS
Por falar em bichos, o reinício do calor e tempo seco expulsam escorpiões de seus esconderijos. Maiores riscos de picadas para nós, principalmente para as crianças. Maringá tem vários bairros com alta incidência de escorpiões.
OLHO VIVO
Os maringaenses precisam estar atentos. Os escorpiões habitam frestas em paredes, pisos, rodapés, embaixo de móveis, caixas, tapetes e outros objetos deixados no chão. Em áreas externas, pilhas de telhas, madeiras, tijolos e entulhos. Vão onde estão suas presas, outros insetos.