Início Colunistas Anistia assim, só (nem) por Deus

Anistia assim, só (nem) por Deus

“Só por Deus” é uma expressão muito usada, informalmente, que significa que uma pessoa atribui a Deus a responsabilidade e a capacidade de realizar algo, ou a confiança de que somente Deus pode resolver uma situação, seja ela de proteção, salvação, livramento de problemas ou a explicação para algo que parece inexplicável. 

      Anistia significa perdão, esquecimento, daí a ideia que nos veio para o título , após ler uma minuta, do que seria o chamado PL da anistia .

       Será que Deus ‘ anistia’  os nossos pecados.  Aprendi que não. Deus não perdoa, mas concede oportunidades para resgate, remissão dos nossos débitos ( pecados).Temos que resgatar, passando por provas e expiações,  muitas vezes para sentirmos na pele o que fizemos com os outros, para não repetirmos os erros.

Tenho dificuldades para entender que todos os pecados foram absorvidos por Jesus, mas respeito a interpretação de quem ainda compreende assim. Talvez seja isso que tenha levado o Pastor deputado, Sostenes Cavalcante, discípulo do militante político, Silas Malafaia, a propor o perdão de todos os crimes cometidos ou que venham a ser cometidos, desde 2019 e não só na política, pelo dá a entender o texto.

Com todo respeito à tradição católica da confissão, mas me parece  uma grande confissão comunitária, aquela em que não precisa contar pecado, por pecado para o padre. A redação do PL é tão absurda que só pode ser gerada a partir de uma cegueira cognitiva, sobre a qual, em 17/10/2018, o psicoterapeuta, Jordan Campos fez uma postagem,  que  assim resumimos  :

‘Já ouviu falar em cegueira cognitiva? Sim, é ela o fenômeno que acontece em seu cérebro que impede que os dois lados desta confusão generalizada sobre polarização política possam entender argumentos uns dos outros. Vou explicar, para que   pare de gastar energia e não faça mais inimigos, pague mico, seja demitido ou acabe agredindo alguém.

Nosso cérebro é apaixonado pela previsibilidade. Porém, quando o ambiente é hostil, ele entra em modo de CEGUEIRA COGNITIVA e cria um estado de alerta e proteção que impede que qualquer pensamento novo, reflexão ou palavra que possa alterar o condicionamento e suas crenças possa ser percebida ou analisada. 

Não adianta gastar qualquer palavra, reiki, despacho, banho de folha, oração, powerpoint, vídeos explícitos e provas cabais. O cérebro na função “cegueira cognitiva” vai barrar tudo para, no fundo, proteger suas convicções de “antes da guerra”.

Não é a alma   que é petista ou bolsonarista, é o seu cérebro, como expliquei. O “buraco é mais embaixo”, e no atual momento de mentiras, manipulação, contradições, comparações esdrúxulas que eu vejo nas redes sociais, os seguidores estão em pleno surto de Cegueira Cognitiva, o que chega a ser engraçado e trágico.

 Até o dia 28/10, ( 2018) quando uma das partes vai passar por um choque e depois pelo luto. E neste luto as fases serão, não aceitação, tristeza, raiva e normalização e vai durar uns quatro meses. Ou seja, no pós carnaval de 2019 as coisas melhoram para os dois lados, pois a parte “ganhadora” também vai sentir o luto de não ter mais com quem brigar’.

      Como podemos concluir, o especialista errou. Desde de 2019, graças a postura do ex-presidente e sua família, a falta de racionalidade parece ter acentuado. E para os que não são nem de extrema direita ou de esquerda, mas entenderam que um dos lados é bem pior  , e para evitar um mal maior,  decidiram votar no outro, em 2022, e defendem o estado democrático de direito, soberania nacional e que o poder judiciário, apesar dos pesares, precisa ser respeitado. Que entendem que houve tentativa de golpe, provada,  são    inimigos.

Anistia, como querem, nem por Deus. Redução de penas, prisões domiciliares e, como forma de isonomia, a possibilidade de Bolsonaro voltar a ficar apto para disputar eleição em 2030, (fora em 26) após cumprir 580 dias de prisão, como Lula, (fora 18), pode  ser vacina para a cegueira cognitiva, uma pandemia.

Akino Maringá, colaborador
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: