Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

BONDE

O governador Ratinho Junior aguarda com grande expectativa a entrada em funcionamento do bonde em Curitiba. A capital já foi louvada pela qualidade do transporte coletivo urbano, mas hoje são muitas as críticas.

ELEVAÇÃO

O BUD – Bonde Urbano Digital pode elevar o transporte popular a outro patamar. E marcar ainda mais o trabalho do governador que surfa dados positivos do Paraná para alcançar uma candidatura à sucessão de Lula.

MÊS

Segundo o governador, o bonde vai estar circulando dentro de 30 dias. É elétrico, não polui e nem precisa de condutor. Outra vantagem: funciona sem trilhos.

MARINGÁ

Ratinho também disse que se for aprovado na capital, vai estender esse modal para as cidades polos do interior. Citou Maringá, Londrina e Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cascavel.

MANUTENÇÃO

Essa iniciativa pode embalar projeto antigo, plantado com a manutenção dos trilhos ferroviários cortando a cidade, mas rebaixados. Se tivessem sido transferidos, hoje já estariam novamente cercados por zonas urbanas.

FUTURO

Lá bem atrás, o então prefeito Ricardo Barros fez questão de que o rebaixamento dos trilhos mantivesse espaços laterais livres por onde pudessem operar futuros metrôs ou VLT – Veículos Leves sobre Trilhos.

INICIATIVA

Se recebermos bonde e for aceito como bom meio, diminuindo o tráfego de veículos nas ruas de Maringá, teremos meio caminho andado para o tal metrô de superfície.

REGIONAL

E o interesse não é apenas local. Existem planos – de novo – sobre o Trem Pé-Vermelho ligando as regiões de Londrina e Maringá. Um meio de transporte barato, seguro, com menos acidentes e óbito.

CAVALARIA

No domingo próximo a realização de um dos maiores eventos turísticos de Marialva: a Cavalgada Caminhos da Uva que alcança a 14ª. edição. São esperados centenas de cavaleiros e amazonas de toda a região.

PROGRAMA

A saída às 9 horas com trajeto que será divulgado hoje. Duas horas e meia depois a parte gastronômica para os participantes: costela bovina assada. A renda será distribuída para entidades de assistência social.

AZEITONAS

O plantio de caras oliveiras está em alta na região. E as pessoas gostam de plantar árvores já adultas. Ontem a polícia apreendeu em Campo Mourão dois caminhões transportando 15 oliveiras, com NF com problemas.

DUPLICIDADE

Os dois motoristas utilizavam para as cargas a mesma nota fiscal. Ela foi duplicada, o que significa sonegação. Há suspeita também de que podem ter sido trazidas de algum país vizinho, ilegalmente.

APREENSÕES

Desde o início do ano a Semob e a Guarda Municipal já apreenderam cerca de 300 veículos irregulares que rodavam nas ruas de Maringá. A maioria motocicletas, mas também muitos carros.

PISEIRAS

Chamados de piseiros, eles bagunçam e trazem perigo ao tráfego. Seus pilotos não respeitam radares, placas e limites de velocidade. Andam com o pé no fundo e o “cabo enrolado” para não serem apreendidos.

MUITOS

Existem em grande número. Prova disso são as apreensões todas as semanas, principalmente de motos. Anteontem, por exemplo, agentes da Semob apreenderam uma motocicleta com 260 multas, mais de R$ 60 mil.

CORRIDA

A apreensão ocorreu quando o condutor foi flagrado em alta velocidade, quase bateu em um ônibus e por pouco não se transformou em vítima. Vendo as motos de grande cilindrada dos agentes, abandonou a piseira e fugiu a pé.

TRÁFICO

Cooptando, transformando em usuários e depois em passadores de drogas, o tráfico usa pessoas cada vez mais jovens em Maringá e região. E quando eles não cumprem as tarefas, se envolvem com gangues ou se endividam acabam por executá-los.

DUPLA TENTATIVA

Quarta-feira à noite no Conjunto Branca Vieira, executores balearam um menor de 17 anos. Foi internado em estado gravíssimo. Em 9 de fevereiro do ano passado ele já havia sido baleado em uma loja de conveniência.

OUTRO

Enquanto isso, em Cruzeiro do Oeste faleceu em hospital um jovem baleado na noite do último domingo. Típica execução ordenada por traficante. Ele tinha apenas 15 anos.

COMPARTILHE: