
A Secretaria de Infraestrutura finalizou um estudo técnico que estima em cerca de R$ 860 mil o custo para um novo recapeamento na Avenida Tiradentes, no trecho entre as avenidas Herval e Paraná. O valor considera uma intervenção definitiva após anos de problemas no pavimento.
A administração ainda avalia os trâmites legais necessários para executar a obra. Isso porque o trecho já havia sido recapeado por uma empresa terceirizada, mas a má qualidade do serviço levou à rescisão contratual, à aplicação de sanções administrativas e ao ajuizamento de uma ação que ainda está em andamento.
Em nota, a Prefeitura informou que qualquer nova intervenção será comunicada ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), reforçando o compromisso com a transparência e o uso responsável dos recursos públicos.
HISTÓRICO
A via já passou por pelo menos três recapeamentos nos últimos anos. Em 2022, o então prefeito Ulisses Maia declarou publicamente que o serviço realizado por uma empresa contratada havia sido de baixa qualidade e precisaria ser refeito. A última intervenção ocorreu em 2023 e foi executada por equipes da própria Secretaria de Infraestrutura.
Agora, com o novo estudo técnico finalizado, a Prefeitura avalia a viabilidade de realizar mais uma intervenção, desta vez definitiva, para garantir melhores condições de tráfego e segurança no principal eixo viário do centro da Cidade.
A situação do asfalto da Avenida Tiradentes vem insatisfação entre moradores e motoristas há um certo tempo. Em julho deste ano, o Jornal do Povo destacou o estado precário da via, com buracos, resíduos de obras e desgaste provocado por veículos pesados, especialmente no trecho entre a Avenida Papa João XXIII e o entorno da Catedral.
Em nota da época, a Prefeitura comentou que, segundo o cronograma da Secretaria de Infraestrutura, as intervenções na pista próxima à Catedral começariam ainda em setembro e durante a execução, o tráfego seria mantido em contrafluxo. Já as obras no canteiro central têm início previsto para outubro, com término estimado até o final do mesmo mês.
Alexia Alves
Foto – Alexia Alves