
ROLO
O Ministério Público e o Gaeco iniciaram a “Operação Derby”, referência ao clássico regional dos times de futebol de Maringá e Londrina. A partida pela Série C do Campeonato Brasileiro teve mutreta.
APURAÇÕES
As investigações apuram se realmente houve manipulação para ganhar apostas. Teriam sido aliciados três jogadores do time londrinense para receber cartão amarelo, um deles antes dos 27 minutos iniciais do jogo.
VALOR
Um dos atletas teria recebido R$ 15 mil. A operação policial já cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, a partir de denúncia do Londrina para a CBF. Crimes desse tipo resultam em penas de 2 a 6 anos de prisão.
PERIGO
Bêbado ao volante é perigo constante, pode provocar acidentes muito violentos. Quinta-feira à noite na rodovia entre Cianorte e Terra Boa, um exemplo, quando um Vectra bateu na traseira de um trator.
DIVISÃO
A batida foi tão violenta que o trator ficou dividido ao meio em duas partes, traseira e dianteira. O tratorista precisou de atendimento médico e o motorista, após teste de bafômetro, foi preso.
OUTRO ROLO
Nunca na história da Sociedade Rural de Maringá, entidade que toca o Parque de Exposições, houve uma disputa de comando tão complicada como a atual. Desta vez o quadro associativo está realmente rachado.
CASSADAS
Tanto está enrolado que não foram mantidas as duas chapas inscritas para disputar a sucessão da presidente Maria Iraclézia de Araújo. Os dois candidatos foram impugnados. Há uma guerra surda entre as chapas de oposição e situação.
IRRECONCILIÁVEL
Tentativa de consenso houve, mas não vazou o motivo de não ter dado certo. Agora resta esperar, pois a votação decisória postergada deverá ocorrer até o final do mês. Seja qual for o resultado, deverá provocar a saída de associados do quadro da SRM.
CRÍTICA
O governador Ratinho Júnior criticou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF. Disse que houve perseguição e que a população não está satisfeita com a decisão.
FOCO
O governador postou que o Brasil precisa de pacificação: “Isso passa pelo fortalecimento das nossas instituições, que devem atuar com equilíbrio e pautadas pelo Estado Democrático de Direito”.
VISÃO
Ratinho afirmou que o povo brasileiro não pode ser refém de dogmas e que é necessário superar o ódio e divisões. “O país precisa virar a página do ódio, do atraso e da briga, e escrever um novo tempo”.
SOLIDARIEDADE
Acrescentou: “Sou solidário ao presidente Bolsonaro e aos seus familiares”. Em sua candidatura à sucessão de Lula, essas deverão ser as bandeiras do governador do Estado.
PRISÃO
Segundo juristas, condenado a pena de 27 anos e três meses de prisão em regime inicialmente fechado, Bolsonaro deverá estar livre em 4 anos. O cálculo é por conta do percentual e das chamadas progressões.
QUEM SABE…
Isso se não for anistiado antes. O atual governo poderá ser catapultado pela direita na eleição do próximo ano. Restará como entrave a inelegibilidade decretada até 2060.
INVERSO
Se Ratinho deplorou, do outro lado o deputado Zeca Dirceu (PT) comemorou a condenação de Bolsonaro nas redes sociais: “Grande dia!”.
PARLAMENTO
No âmbito parlamentar, os deputados paranaenses Filipe Barros (PL) e Pedro Lupion (PP) classificaram a condenação como “injusta”. E prometeram articular anistia “geral, ampla e irrestrita”.
DESCANSO
O prefeito de Paranavaí, Maurício Gehlen, vai afastar-se do cargo por prazo ainda indeterminado. Dizem que já estava previsto há meses, mas coincide com material apócrifo em redes sociais sobre intimidades dele.
IRREVERÊNCIA
Em Umuarama a campanha anual de arrecadação de fundos para a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é sucesso pela irreverência. A rifa oferece como prêmios desde 100 quilos de paçoca a uma galinha choca com seis pintinhos ou o círio pascal usado em 2024!