
ICARAÍMA
Cápsulas de balas encontradas no final de semana, mais o sangue e furos de tiros na lataria da camioneta dos cobradores de dívidas desaparecidos confirmam as suspeitas iniciais: foram assassinados de emboscada.
ARMADILHA
Descobrindo árvores baleadas a polícia localizou o local, com certeza de uma emboscada, pois havia sangue de feridos dentro do veículo. O encontro marcado com os cobradores para o dia seguinte (do desaparecimento) era uma “casa de caboclo”.
MATADORES
As cápsulas dos tiros indicam o uso de munição de vários calibres, principalmente de 9 mm disparados por pistola ou submetralhadora. Quatro tipos de munição levam à suposição de que seriam quatro os atiradores.
RAIVA
Outra suposição: o uso de várias munições e a de 9 mm indicariam gente que possui armamento pesado, possivelmente traficantes ou contrabandistas – a região é de contrabando de cigarros. Mais: os cobradores teriam abusado no nível da cobrança, o que provocou tal reação extrema.
PISTA
A polícia que chegou à camioneta enterrada através de uma denúncia anônima, hoje tenta repetir o sucesso e desvendar os crimes depois de mais de 30 dias. Marcou hora para sondar um local onde estariam enterradas as vítimas.
DÚVIDAS
Como o progresso das investigações vem sendo feito por policias de fora, pairam dúvidas sobre a polícia de Icaraíma. Cidade pequena que seria um “ninho” de traficantes de cigarros, ouviu e soltou pai e filho suspeitos, e eles fugiram.
ARQUIVOS
Os procurados pai e filho inclusive correm risco de morte. Com a gravidade dos assassinatos há possibilidades de que, quando presos colaborem com a lei para diminuir penas, “complicando” o esquema de contrabando que possui vários “bunkers” na região.
FELICIDADE
O maringaense é muito feliz pela qualidade de vida que desfruta. Quem afirma é um estudo publicado pela Revista Bulla, inspirado no World Happiness Report (WHR) publicado anualmente pela ONU.
AS MELHORES
O estudo indicou as 50 cidades mais felizes do Brasil. Três delas são do nosso Estado. A primeira delas, na terceira posição do estudo é Curitiba, em terceiro lugar. Maringá é a seguinte, em quinto lugar.
DISTANTE
Outra listada é Londrina, mas na 48º. posição. O estudo não buscou apenas indicadores sociais. Também a opinião de moradores que indicaram viver com mais satisfação, segurança e equilíbrio.
COHAPAR
Jaime Dallagnol, coordenador regional da Cohapar, fala hoje, às 10 horas, na Câmara Municipal de Maringá. A convite, apresentará inclusive números das habitações, casas e apartamentos construídos pelo Governo do Paraná em nosso município.
MUNDO CÃO
Diariamente a imprensa regional registra casos de maridos e namorados agressivos. Inclusive de crimes violentos cometidos por sujeitos judicialmente proibidos de se aproximarem das mulheres que agrediram.
AGRESSIVIDADE
No final de semana em Maringá, um caso em que uma mulher poderia ser assassinada após agressão teve desfecho diferente. Para se proteger ela marcou encontro – exigido pelo parceiro agressivo – em conhecido e movimentado bar da Avenida Cerro Azul.
DESFECHO
A discussão e a agressão tiveram início dentro do bar. “Convidados” a levar a briga para fora, quando estava sendo arrastada para um carro ela reagiu com faca que trazia na bolsa. Matou o homem, está presa.
INCLUSÃO
As secretarias municipais de Trabalho, Renda e Agricultura da Pessoa com Deficiência (Seped), promovem, sexta-feira o “Dia D – Empregar a Pessoa com Deficiência”. Serão oferecidas cerca de 200 vagas em empresas para pessoas com dificuldades especiais.
OPORTUNIDADE
Na Agência do Trabalhador estarão representantes de 20 empresas locais. O objetivo deles é contratar pessoas. Os candidatos devem portar RG, CPF, Carteira de Trabalho, currículo e laudo médico.
DIFICULDADE
A lei trabalhista prevê que empresas devem contratar um percentual de colaboradores especiais, os chamados PCDs. São oferecidas dezenas de vagas em Maringá, diariamente, e as empresas não conseguem preencher seus quadros.
CICLOVIAS
A administração começa a melhorar as ciclovias. As obras principiam pela pista no centro da Avenida Brasil onde o pavimento está em mau estado e a iluminação no centro da cidade é péssima.
MELHORIAS
A intenção da prefeitura é recuperar totalmente o piso, melhorar iluminação e sinalização. Também ouviu as reclamações de que as duas pistas são muito estreitas e vai alargá-las para 2,20 metros.
ESPAÇO
Ocorre que quando essa ciclovia foi implantada, era mínimo o número de veículos elétricos de duas e três rodas. Rodavam apenas bicicletas. Hoje há grande trânsito de elétricos mais velozes que as bicicletas de pedal.