Início Destaques do Dia Hospital da Criança celebra um ano com 40 mil atendimentos

Hospital da Criança celebra um ano com 40 mil atendimentos

Evento celebrou o aniversário do local e suas conquistas

O Hospital da Criança celebrou ontem, 15, o primeiro ano de funcionamento com mais de 40 mil atendimentos realizados, entre exames, consultas, cirurgias e internações. A unidade, inaugurada em 16 de setembro de 2024, se consolidou como referência em saúde pediátrica e infantojuvenil para toda a macrorregião Noroeste do Paraná, garantindo cuidado especializado e de qualidade mais próximo das famílias.

A solenidade de comemoração reuniu representantes da Prefeitura de Maringá, da Secretaria de Saúde e da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, instituição gestora do hospital. Durante o evento, foi assinada a renovação do contrato anual de gestão com a Liga, no valor de R$ 45,2 milhões.

Já foram realizados mais de 8 mil exames de imagem, 12,3 mil consultas ambulatoriais, 11 mil exames laboratoriais, 1,8 mil cirurgias e 3 mil internações. Esses resultados representam 33% da capacidade total de operação do hospital, superando em 23% a meta projetada para o primeiro ano.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, também ressaltou o papel transformador da instituição na rede pública de saúde infantil. Ele lembrou que o hospital já superou o funcionamento previsto inicialmente, com destaque para a ativação antecipada do serviço de oncologia pediátrica, cuja previsão era apenas para 2027. “O percentual de funcionamento já supera o que estava previsto inicialmente, considerando que o atendimento oncológico pediátrico está funcionando e é uma realidade para nossa população. O Hospital da Criança de Maringá recebeu apoio do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, do deputado federal Ricardo Barros e da deputada estadual Maria Victoria”.

O superintendente da Liga Álvaro Bahia, Carlos Emanuel Melo, enfatizou o desafio de colocar uma estrutura hospitalar em operação a partir do zero e destacou que o sucesso obtido até aqui é resultado da união de forças políticas, técnicas e da comunidade local. Para ele, o foco agora é ampliar os serviços já oferecidos, consolidar o atendimento oncológico e abrir novos leitos de UTI. “Não é fácil operacionalizar um hospital do zero, mas conseguimos a partir da união de diversas forças da esfera política, da administração municipal e da população de Maringá. Para o próximo ano, estaremos focados em crescer, consolidar a oncologia e as cirurgias que vêm sendo feitas, aumentando a complexidade. Além disso, é bem provável que sejam abertos novos leitos de UTI”.

O Hospital da Criança de Maringá vem passando por uma evolução constante desde sua inauguração. No dia 16 de setembro de 2024, foram iniciados os atendimentos ambulatoriais. Já no dia 1º de outubro do mesmo ano, entraram em operação o pronto atendimento, o centro cirúrgico, a internação pediátrica e os exames de imagem.

Em 21 de fevereiro de 2025, foi inaugurada a UTI Pediátrica. No dia 15 de maio, foi aberto o ambulatório de genética e doenças raras e mais recentemente, em 17 de julho, o hospital iniciou o serviço de oncologia pediátrica, um marco antecipado no cronograma de expansão da unidade.

Da Redação
Foto – Rafael Macri/PMM

COMPARTILHE: