Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

POLICIAMENTO

Está sendo preparada a instalação de mais um posto da Guarda Civil Municipal em Maringá. Será o quarto neste ano, já que a descentralização começou no atual governo da cidade.

PRESENÇA

Nenhuma força policial dará total segurança aos maringaenses. Mas os bandidos evitam a todo custo agir em áreas onde haja polícia. Nos morros cariocas, por exemplo, a bandidagem reina porque a polícia é ausente.

MELHOR

O novo posto vai atender, por proximidade, os moradores dos Jardins Paulista, Novo Paulista, Requião e Guaiapó. E aqueles que ainda não botam fé na GCM, saibam: ela está mais “produtiva” que a Polícia Militar.

SOLUÇÁO

Para ser bem policiada a cidade precisa ter guarda civil. Ao contrário das corporações com falta de efetivos que têm comando distante, em Curitiba, essa guarda tem comando local. Trabalha e atende conforme as demandas locais.

IPVA

O governador Ratinho Junior sancionou ontem a lei do IPVA mais barato do Brasil. É o do Paraná, reduzido de 3,5% para 1,9% sobre o valor venal dos veículos.

BENEFICIADOS

A medida alcançará cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos. Pelo percentual, pagarão 45% a menos de imposto anualmente. Mais que isso: vão reforçar a propaganda do governador candidato à presidência da República.

MACONHA

Nosso Estado também é um grande “produtor” de drogas, corredor de passagem de traficantes. Semana passada foram apreendidas cargas de quase 3 toneladas, 500 quilos e outras menores.

CAMINHÃO

As apreensões da semana começaram já na segunda-feira, em Maringá. O Denarc e Polícia Rodoviária apreenderam 582 quilos de maconha. O motorista do caminhão chorou que era a primeira vez, mas foi enquadrado em tráfico, cana pesada.

LULA, O PALADINO

Lendo seu discurso na assembleia da ONU, o presidente disse que “forças antidemocráticas tentam subjugar as instituições e sufocar as liberdades. Cultuam a violência, exaltam a ignorância, atuam como milícias físicas e digitais, e cerceiam a imprensa.”

CAPITÃO

Nem lá Lula esqueceu Bolsonaro: “Falsos patriotas arquitetam e promovem publicamente ações contra o Brasil”. Disse que o ex “Foi investigado, indiciado, julgado e responsabilizado pelos seus atos em um processo minucioso. Teve amplo direito de defesa”.

INTERNET

Também disse que as plataformas digitais “… têm sido usadas para semear intolerância, misoginia, xenofobia e desinformação. A internet não pode ser uma “terra sem lei”. Cabe ao poder público proteger os mais vulneráveis.”

CONTROLE

Afirmou que “Regular não é restringir a liberdade de expressão. É garantir que o que já é ilegal no mundo real seja tratado assim no ambiente virtual”. E que ataques a essa regulação “…servem para encobrir interesses escusos e dar guarida a crimes, como fraudes, tráfico de pessoas, pedofilia e investidas contra a democracia”.

PARCEIROS

Também defendeu palestinos e países comandados por ditadores: “A via do diálogo não deve estar fechada na Venezuela; O Haiti tem direito a um futuro livre de violência; é inadmissível que Cuba seja listada como país que patrocina o terrorismo.”

MULHERES

Hoje na prefeitura, comemoração de oito anos da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal. Vão falar a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Olga Agulhon, e a juíza Mônica Fleitch.

ACALMIA

O empresário e produtor rural Evandro Unifamma Oliveira disse ontem – e elogiou –  que a poeira baixou entre os agropecuaristas das duas chapas que disputam o comando da Sociedade Rural de Maringá. Houve inclusive reunião tranquila.

PLEITO

O que ocorreu é que durante cerca de 10 anos a SRM esteve sob o competente da primeira mulher presidente, Maria Iraclézia de Araújo. E no período não houve nenhuma disputa. Ela só brotou agora, para a sucessão.

CONTINUIDADE

Quem assumir a Rural com certeza apresentará novidades. Os dois candidatos nunca presidiram a SRM. Resta saber se continuarão com a festa junina e quais serão as mudanças na Expoingá.

SESSENTÕES

Marialva sedia hoje a 10ª edição dos Jogos 60+. Ela reúne 1.760 atletas competidores com idades a partir de 60 anos. São atletas de 43 cidades da região e as disputas serão realizadas em três locais: Cine Teatro Sônia Silvestre, Ginásio de Esportes Zicão e CEDAP.

MODALIDADES

Divertidos, participativos, os jogos têm modalidades conhecidas e outras exclusivas. Estas últimas, reúnem grandes públicos: Arremesso de Feijão, Chute a Gol, Dança em Grupo e de Casais, Dominó, Jogo da Memória, Quebra-Cabeça, Torre de Copos, Truco, Vôlei Câmbio e Vôlei no Escuro.

FURÕES

A saúde pública de Maringá tem mais “furões” que gente reclamando da falta de consultas médicas. O número de solicitantes que faltam às consultas para as quais pediram agendamento é muito maior.

EXEMPLO

No último final de semana, por exemplo, a Secretaria de Saúde promoveu um mutirão para limpar a fila das consultas oftalmológicas infantis. De 200 contactados a comparecer, 49 não deram as caras. Se tivessem a hombridade de avisar que faltariam, seriam chamadas outras crianças que precisam das consultas.

COMPARTILHE: