
A Prefeitura de Maringá suspendeu a primeira licitação aberta para contratar a empresa responsável pela iluminação natalina deste ano. O pregão eletrônico nº 072/2025, estimado em R$ 3,77 milhões, previa a instalação, manutenção e desmontagem de sistemas de LED em árvores, praças e avenidas da Cidade entre 6 de dezembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026.
De acordo com o despacho publicado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a suspensão foi motivada por pedidos de esclarecimentos feitos pelas empresas interessadas, que apontaram necessidade de ajustes no edital. Um dos principais questionamentos envolveu a responsabilidade sobre furtos de iluminação.
No texto, a empresa contratada teria de repor os materiais em até 36 horas, mas não havia esclarecimentos sobre a previsão de pagamento extra por esse serviço. A Prefeitura já respondeu que a responsabilidade pela manutenção em casos de furto será integralmente da contratada, sem custos adicionais ao município.
O edital detalha que a proposta de iluminação inclui 2.474 árvores decoradas com cordões de LED branco quente, totalizando 253,7 km de extensão, em canteiros centrais, calçadas e praças. Também estão previstas 138 árvores na Avenida Getúlio Vargas e na Praça da Catedral iluminadas com LED branco frio e 296 palmeiras decoradas com 592 refletores de LED verde em pontos estratégicos, como as avenidas Paraná, João Paulino Vieira Filho e XV de Novembro.
A licitação, sob responsabilidade da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), estava com a disputa de lances marcada para o dia 23 de setembro, às 8h30, mas foi suspensa no dia 22 e permanecerá interrompida até a conclusão das alterações no edital.
Alexia Alves
Foto – Reprodução