Início Destaques do Dia Rematrículas na rede municipal serão 100% online em 2026

Rematrículas na rede municipal serão 100% online em 2026

A rematrícula será feita pelo aplicativo Conecta Seduc

A Secretaria de Educação inicia no dia 1º de outubro o período de rematrícula para o ano letivo de 2026. O processo, que segue até o dia 31 do mesmo mês, será realizado exclusivamente de forma online por meio da plataforma ‘Conecta Seduc’. A medida, que visa agilizar o processo e oferecer mais praticidade aos pais, dispensa o comparecimento presencial nas escolas, o que representa uma grande mudança em relação aos anos anteriores.

A secretária de Educação, Adriana Palmieri, destacou a importância da rematrícula para a continuidade dos alunos na rede municipal de ensino. “Todos os responsáveis que desejam manter seus filhos na rede municipal devem fazer a rematrícula. As escolas estarão à disposição para apoiar as famílias que encontrarem dificuldades no acesso à internet”, afirmou. A rematrícula consiste na atualização dos dados do aluno e no envio de um comprovante de residência, tudo feito de forma simples e prática pela plataforma.

O procedimento começa com o responsável acessando o site da ‘Conecta Seduc’, onde será necessário inserir o CPF do responsável e o número de matrícula do aluno. Esses dados podem ser consultados no aplicativo ou na carteirinha do estudante. Após a atualização dos dados e o envio do comprovante de residência, basta confirmar a rematrícula, e o comprovante estará disponível de forma imediata.

MATRICULAS

Além das rematrículas, a Prefeitura também anunciou as datas para as matrículas dos novos alunos, com destaque para o 1º ano do Ensino Fundamental. As matrículas para essas crianças, tanto as cadastradas quanto as não cadastradas na rede municipal, deverão ser feitas presencialmente entre os dias três e 14 de novembro. Os pais devem comparecer às escolas indicadas na carta de matrícula e apresentar a documentação necessária.

Durante o mesmo período, será realizado o processo de matrícula para alunos do Infantil IV que fazem parte do programa ‘Compra de Vagas’ e que irão migrar para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Os responsáveis devem procurar a unidade indicada na carta de matrícula para efetivar a matrícula.

A administração também informou que o cadastro para a lista de espera para vagas nos Cmeis para o ano de 2026 começará em 24 de novembro. O cadastro será realizado exclusivamente online, e os responsáveis que já estão na lista de espera de 2025 deverão fazer um novo cadastro para garantir vaga para o próximo ano.

Para as matrículas presenciais de novos alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental, o período será entre janeiro e fevereiro de 2026. As equipes das unidades de ensino entrarão em contato com os pais ou responsáveis para agendar a matrícula.

Para o 1º ano do Ensino Fundamental, os pais de crianças que não estão cadastradas na rede municipal poderão realizar a matrícula presencial a partir de janeiro de 2026, caso haja vagas disponíveis.

Os pais que precisarem fazer matrículas presenciais devem estar atentos à documentação exigida, que inclui documentos de identidade da criança, comprovante de residência e, no caso do 1º ano do Ensino Fundamental, o cartão de vacinação. Para alunos do programa ‘Compra de Vagas’, é necessário apresentar também a carta de matrícula.

Da Redação
Foto – Rafael Macri/PMM

COMPARTILHE: