Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

“CONSÊRTO”

Repercute na imprensa o indigesto comentário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, no final de semana. Segundo ele, é preciso “consertar o Brasil para que o país deixe de prejudicar os EUA”.

LISTA

Na entrevista à News Nation, Lutnick listou o Brasil entre países que têm “problema” e que precisa ser corrigido para que passe a “reagir corretamente” aos Estados Unidos: “Temos um monte de países para consertar, como Suíça e Brasil”.

VEM MAIS

O secretário quer que os países abram seus mercados para os States. Não emitiu opinião sobre o incongruente e abusivo tarifaço que o presidente Trump implantou, e disse que haverá uma nova rodada de tarifaço. Não informou se o Brasil será novamente visado.

TARIFAS

A partir de quarta-feira, novas tarifas estipuladas por Trump para Irlanda, Suíça, Austrália, Coreia do Sul, Reino Unido, Índia, México, Alemanha, China e Japão. De 25% a 100% para medicamentos, caminhões pesados, móveis e itens para cozinha e banheiro.

A CONFERIR

A esperança do Brasil está na suposta química entre Lula e Trump no encontro da ONU. Disseram ter sentido onda de simpatia mútua. Agora falta marcar uma agenda para negociar pontos de vista com relação à política econômica entre os dois países.

ALINHAMENTO

O que ficou tacitamente acertado durante a assembleia das Nações Unidas é que se reunirão nesta semana. Se não presencialmente, pelo menos uma ligação telefônica para aparar arestas e negociar o que cada um pode ceder para conquistar.

PONTE

O DER reabriu ontem para a circulação de veículos, a ponte sobre o Rio Ivaí na PR-317 entre Floresta e Engenheiro Beltrão. Estava interditada desde a manhã de 10 de dezembro quando uma balsa de 72 toneladas arrastada por enchente bateu quebrando duas colunas de sustentação.

ENGENHARIA

Para ser retirada a balsa metálica que ficou meio submersa ao enroscar na ponte precisou ser “picada” em 40 grandes pedaços. Foram precisos guindastes e mergulhadores. Depois as colunas fraturadas receberam reforços – ficaram mais grossas que as originais.

INESQUECÍVEL

Amor e ódio se encontram na definição de inesquecíveis. Mesmo idoso, com administração perdulária e complicada, o presidente Lula pensa diariamente em Jair Bolsonaro. Prova disso é que não deixa, diariamente, de dedicar parte de seu precioso tempo ao ex-presidente.

MOTOCICLISTAS

No último final de semana, prestigiou uma corrida promovida pelo MEC em Brasília, Lula teceu elogios aos participantes, atletas amadores, servidores e terceirizados. Mas, como sempre faz, aproveitou o público para espicaçar Bolsonaro, tecendo considerações ácidas sobre as motociatas que acompanhavam o ex.

GUERRA

Vice-conselheiro de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, disse que na Europa não há força que pare a guerra contra Moscou. Quis dizer com isso, que há uma tendência clara de protecionismo em favor da Ucrânia, o que prolongará ainda mais a guerra entre os dois países.

PINTO NÁO

Em Cascavel, com o falecimento do pai e o distanciamento com a família paterna, uma mulher aproveitou para solucionar um problema que sofria há anos: o Pinto do nome familiar. Constituiu advogado e a juíza que atendeu o caso permitia que ela retirasse o Pinto do nome.

CONSTRANGIMENTO

A mulher alegou inclusive que Pinto de origem paterna provocou até que não pudesse usar o sobrenome do marido quando se casou. A junção dos dois nomes, ela não informou o do esposo, aumentaria ainda mais o seu constrangimento.

E NO SANTOS…

Mais pela questão de pronúncia do que efetivamente pelo significado, também pela jocosidade que permeia o meio futebolístico, a torcida do Santos afirma que tem o time mais f… E não é pela qualidade da equipe, é pelos prenomes de dois jogadores estrangeiros do plantel.

OS CARAS

O meio de campo do Santos F.C., que já tinha o argentino Rollehiser, agora conta também, novo contratado, o argelino Billal Brahimi. Segundo ele, a pronúncia no idioma francês é Bilé. Mas a torcida não quer saber! Quer é brincar!

QUEM GOSTA…

Em Umuarama, José Dirceu Giansante é a prova viva e duradoura relacionada com o ditado “quem corre por gosto não cansa”. Ou seja, quem faz algo por puro prazer não vê os obstáculos e percalços, inclusive da idade.

CICLISMO

José é um velhinho que coloca muitos jovens para comer poeira. Pedala como ninguém de sua idade, 71 anos. É um dos líderes do Ranking Noroeste de Mountain Bike. Sua última conquista foi o título da 9ª Ultra 250K – Pata de Onça, em Nova Andradina-MS.

RESISTÊNCIA

Essa é uma das provas mais desafiadoras do ciclismo de resistência. É verdade que ele venceu a categoria acima de 65 anos. Fez um passeio. Liderou de ponta a ponta as duas etapas da competição.

QUASE?

Ação rápida da Guarda Civil Municipal parece ter salvo vidas, domingo no distrito de Floriano. Houve uma briga generalizada em campo de futebol e um “atleta” do time perdedor correu para casa e voltou armado com uma pistola .40 com 13 munições. A detenção foi salvadora para outros e com certeza boa também para ele.

COMPARTILHE: