
JOGADORES
O Ministério da Fazenda publicou, ontem no Diário Oficial da União, regras para impedir que beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada continuem usando esses recursos para apostar – e perder – em jogos de bets.
VIGILÂNCIA
As regras são para os operadores desses jogos. Sob pena de altas multas eles deverão implantar sistemas para deixar de receber as apostas carreadas por jogadores que utilizam os recursos de socorro social.
VOLUME
Segundo levantamento do Banco Central, através de transferências na modalidade Pix, beneficiários gastaram R$ 3 bilhões em bets somente no mês de agosto de 2024. A partir de agora os operadores estão obrigados a checar dados oficiais para negar jogos aos beneficiários.
PROIBIDOS
Também são proibidos de jogar menores de idade e ligadas ao agente operador e ao controle das bets. Por fim, pessoas impedidas por laudo de especialista registrando que ela foi diagnosticada com ludopatia, o transtorno patológico por jogos de azar.
VACINA
Desde ontem as UBSs Guaiapó-Requião e Paulino passam a integrar os pontos de vacinação da BCG, a vacina que protege recém-nascidos contra formas graves de tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. Em dose única, para crianças de até 5 anos.
PROTEÇÃO
O secretário de Saúde Antônio Carlos Nardi afirma que a BCG “é essencial para a proteção das nossas crianças. Deve ser aplicada o quanto antes, nas primeiras semanas de vida”, tão logo os pais ou responsáveis façam o cadastro do bebê na UBS mais próxima de casa.
NOVIDADES
Novo presidente da Sociedade Rural de Maringá, Henrique Pinto já busca coisas novas para a Expoingá de 2026. Fornecedores, inclusive os tradicionais, serão chamados. Haverá triagens para acrescentar qualidade ao evento.
BRINQUEDOS
A nova diretoria da SRM quer estudar inclusive o contrato com o parque de diversões. Há entendimento de associados de que a mostra de Maringá merece um parque à altura do que há de melhor no Brasil.
É MACONHA
Iniciativa do deputado estadual Goura (PDT) em parceria com a UEM, a universidade vai sediar nos dias 9 e 10 próximo o 1º Simpósio de Cannabis da universidade e o 4º. Fórum Paranaense de Cannabis.
REUNIÃO
De acordo com os promotores, o evento vai reunir os maiores especialistas maconha de todo o Brasil – e por consequência também usuários – para discussões abertas ao público sobre o uso medicinal da, e sobre a tão polêmica liberação da erva.
OBJETIVOS
“O fórum também visa a articulação entre universidades, instituições públicas e privadas, e movimentos sociais, com o intuito de compartilhar experiências nacionais e internacionais de uso medicinal, cultivo, regulamentação e geração de renda com a cannabis”.
SECRETARIADO
O secretariado do prefeito Silvio Barros II continua sofrendo alterações. A próxima: na Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo sai Aparecida Niedemeyer e assumirá Anníbal Bianchini.
NOMEADO
Com a nomeação já assinada o novo secretário, de família pioneira, foi candidato a vereador pelo partido “oficial” da atual administração, o PP. Fez 1.294 votos e assumiria na Câmara se o número de vereadores fosse 40.
RUBIACEAE
Foi triste, não houve o que comemorar no dia do café que já foi “paixão nacional”. Bebida tradicional muito consumida inclusive pelos mais humildes, está cada vez mais longe até do “café da manhã” dos brasileiros.
DISTANTE
Embora sejamos o país que mais produz, nas gôndolas dos supermercados o café está mais longe do alcance dos pobres e das compras do mês. Muitos dos que ainda não desistiram optam por produto inferior, misturado, queimado, ruim para o fígado.
NÚMEROS CRUÉIS
Em dois anos o preço do café subiu 70%. 39% dos consumidores passaram a optar pelo café mais barato da gôndola, de péssima qualidade. De cada 100 consumidores dos últimos anos, hoje restam talvez a metade.
CONSUMO
O grupo que consome mais de seis xícaras de café por dia caiu de 29% (em 2023) para 26% em 2025. Em contrapartida, o grupo que consome apenas até duas xícaras segue crescendo, atingindo 14% dos entrevistados (contra 8% em 2019).