Início Maringá MPPR, Secretaria de Saúde e UEM criarão painel de dados da dengue

MPPR, Secretaria de Saúde e UEM criarão painel de dados da dengue

O Ministério Público do Paraná (MPPR), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) firmaram nessa semana, em Curitiba, um acordo de cooperação técnica para fortalecer o combate à dengue no Estado. A assinatura aconteceu durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite, que contou com a presença de todos os secretários municipais de saúde do Paraná.

O principal objetivo da parceria é integrar dados epidemiológicos sobre a dengue, criando um fluxo contínuo de intercâmbio de informações entre as instituições. Com isso, será desenvolvido um painel digital interativo para facilitar o acompanhamento da situação da doença em todo o Paraná.

O sistema permitirá que promotores de Justiça, gestores públicos e a população tenham acesso a dados atualizados, contribuindo para a fiscalização das políticas públicas e para decisões mais ágeis no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, destacou a importância da união entre Ministério Público, governo estadual e academia. “Conseguimos reunir o MP, o Poder Executivo e a Academia para juntos construirmos uma saúde melhor para a população. Auxiliando gestores a terem dados para tomadas de decisões mais assertivas”, afirmou.

Durante a cerimônia, a promotora Simone Maria Tavarnaro Pereira explicou as atribuições de cada instituição no projeto. A Sesa será responsável por fornecer semanalmente os dados epidemiológicos e índices de infestação do mosquito, de forma anonimizada, garantindo o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e também caberá à secretaria desenvolver a infraestrutura técnica para a transferência segura das informações.

A UEM ficará encarregada da modelagem estatística dos dados, da construção dos diagramas de controle e da programação dos painéis analíticos. Já o MPPR definirá o layout da plataforma e publicará o painel final em seu site institucional, garantindo a transparência e a clareza das informações para promotores e para o público em geral. O acordo terá validade de cinco anos.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: