Início Maringá UBSs Guaiapó-Requião e Paulino passam a aplicar vacina BCG

UBSs Guaiapó-Requião e Paulino passam a aplicar vacina BCG

A dose é única e indicada para crianças menores de cinco anos

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Guaiapó-Requião e Paulino passaram, desde ontem, a integrar a rede de vacinação da BCG em Maringá. A vacina, que protege recém-nascidos contra formas graves de tuberculose, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar, continuará sendo aplicada na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde e nas UBSs Aclimação, Mandacaru e Iguaçu.

Com a mudança, a UBS Alvorada III deixa de ofertar o imunizante, mas a vacinação também segue nas maternidades do Hospital Universitário e da Santa Casa, que desde 2024 realizam a aplicação ainda na maternidade, logo após o nascimento.

Recomendada pelo Ministério da Saúde, a vacina BCG deve ser aplicada preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida, ou o mais cedo possível após a alta hospitalar. A dose é única e indicada para crianças menores de cinco anos. Bebês prematuros também podem receber a vacina, desde que tenham peso superior a dois quilos.

De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a ampliação dos pontos de vacinação é resultado da maior disponibilidade do imunizante no estoque municipal. “Com maior disponibilidade de estoque, conseguimos oferecer a vacina em mais uma unidade e ampliar o acesso à população. A BCG é essencial para a proteção das nossas crianças e deve ser aplicada o quanto antes, preferencialmente nas primeiras semanas de vida”, afirmou.

Antes da aplicação, os pais ou responsáveis devem cadastrar o bebê na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência. É necessário apresentar certidão de nascimento, CPF e o resumo de alta hospitalar da criança, além dos documentos pessoais do responsável. No dia da vacinação, é preciso levar a carteirinha de vacinação, o CPF do bebê, o número do cadastro municipal e documentos dos responsáveis e não é necessário agendamento prévio.

 A coordenadora de imunobiológicos da Secretaria de Saúde, Edlene Goes, reforça que a imunização é uma medida essencial de cuidado. “Os pais ou responsáveis devem procurar a UBS mais próxima para cadastrar o bebê e garantir a aplicação da BCG. Vacinar é um ato de amor e de proteção à vida”, declarou.

Na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30. Na UBS Aclimação, o horário é das 9h às 14h; na UBS Guaiapó-Requião, das 9h às 15h; na UBS Iguaçu, das 9h às 12h30; e nas UBSs Mandacaru e Paulino, das 10h às 15h.

Da Redação
Foto – PMM

COMPARTILHE: