
A Festa dos Estados e das Nações 2025 começa hoje e segue até o dia 12 na Praça do Antigo Aeroporto, em Maringá. O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), em parceria com a Secretaria de Cultura, une solidariedade, gastronomia, artesanato, cultura e lazer.
Neste ano, 11 instituições assistenciais serão responsáveis pelas barracas gastronômicas, cada uma representando um estado brasileiro ou uma nação com pratos típicos. Toda a renda obtida com a venda dos alimentos será destinada integralmente às instituições participantes. Além da gastronomia, a festa contará com feira de artesanato, exposição de produtos feitos por artesãos locais e uma programação diversificada de apresentações culturais.
A festa será realizada de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h, e aos sábados, domingos e no feriado, das 11h à meia-noite. O evento integra a agenda oficial do município e conta com apoio de secretarias municipais e órgãos de segurança, como o 4º Batalhão da Polícia Militar, o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, além da Polícia Civil.
“Além do viés solidário, de auxiliar as entidades assistenciais da nossa cidade, a Festa dos Estados e das Nações é consolidada como um marco cultural, gastronômico e de lazer para a comunidade. Além disso, promove a convivência e a integração. Convidamos toda a comunidade a participar desse importante evento da nossa cidade”, destaca o secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin.
Durante a festa, será realizada também a abertura do Mês da Pessoa Idosa, celebrado em outubro. A 1ª Comemoração do Dia da Pessoa Idosa ocorrerá nesta sexta-feira, às 13h30, com apresentações culturais de grupos da terceira idade e um baile aberto ao público, proporcionando momentos de lazer e bem-estar aos idosos da cidade.
As instituições assistenciais participantes e seus respectivos temas gastronômicos são: Centro de Recuperação Missionário de Cristo (CRMC), com a barraca paranaense e cachorro-quente; Projeto Moriah, com barraca asiática e frango capotado; Associação Norte Paranaense de Áudio Comunicação Infantil (Anpacin), com barraca portuguesa e bacalhau; Casa Assistencial Bezerra de Menezes (Cabem), com barraca inglesa e batata recheada; Associação Especial Sol da Manhã (AME), com barraca maringaense e comida de boteco.
Além da Associação Coração Eucarístico de Jesus – Vita Core, com barraca italiana e macarrão; Roupeiro Santa Rita de Cássia, com barraca baiana e flores; Prasomar, com barraca grega e pastel de vento; Recanto Espírita Somos Todos Irmãos (Resti), com barraca de comida mineira; Associação Cultural e Beneficente Nossa Senhora de Sião, com barraca paulista e torresmo de rolo; e Asumar, com barraca africana, espetinhos e sorvete.
Da Redação
Foto – Reprodução