Início Destaques do Dia Obras da Avenida Guaiapó causam reclamações

Obras da Avenida Guaiapó causam reclamações

As obras de revitalização do canteiro central da Avenida Guaiapó vêm gerando transtornos e muitas queixas por parte dos moradores e comerciantes da região. A falta de continuidade dos serviços para a implantação da ciclovia e a maneira como estão sendo executados colaboram para a sujeira gerada pela falta de replantio após a retirada da grama. Toda a extensão da avenida está solo barroso no canteiro central, resultado: poeira em dias de sol e lama em dias chuvosos.

O trabalho, conduzido pela Secretaria de Limpeza Urbana e Infraestrutura, começou no trecho do viaduto da Avenida Guaiapó com a Avenida Colombo e incluem a retirada da vegetação antiga, correção de erosões e o plantio de nova grama ao longo do canteiro central. O objetivo, de acordo com o secretário Vagner Mussio, é melhorar a paisagem urbana e tornar a Cidade “mais verde, organizada e agradável para a população”.

Entretanto, quem mora ou trabalha neste trecho não está contente com a paisagem de terra e nem com a poeira levantada pelo vento. “É insuportável. Quando está seco, é muita poeira. Quando chove, vira lama. Eu tenho que varrer e lavar o pátio do posto todos os dias”, relatou Vilma dos Santos, funcionária de um posto de gasolina que fica na esquina da avenida. “Tiraram toda a grama e não voltaram mais. Está tudo largado. A água nem escoa direito e alaga tudo. Entra água até no posto, água de lama.”

A moradora Valnice Souza Alves também aponta críticas e destaca a sensação de abandono da via. “A Guaiapó parece esquecida. As melhorias demoram demais. Quando começaram a tirar o gramado nós ficamos felizes, mas eles precisam terminar o que começou há meses para entregar o serviço bonito como prometido. Estamos bravos porque nunca mais vimos o pessoal da prefeitura mexendo no canteiro”.

Para o funcionário de uma lanchonete a obra começou errada e está mal planejada. “Como pode tirar toda a grama de uma vez, da avenida inteira e deixar o canteiro nessa situação. Por não fizeram o serviço por etapas completando um trecho e iniciando outro. Além de feio está nos dando mais trabalho pela limpeza diária que fazemos”, disse Carlos Eduardo.

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura declarou que a revitalização do canteiro central da Avenida Guaiapó está em andamento com as equipes do município retirando o mato para fazer o plantio de nova grama, além da correção da erosão do local. Os serviços são realizados em um trecho de mais de três quilômetros e proporcionarão um espaço mais verde e com grama para a comunidade, disse o município.

Toda obra de melhoria urbana traz um período de transtorno, porém a reclamação é de que o acúmulo de sujeira deixada nos canteiros causa mais poeira e barro.

Essas críticas também acontecem nas obras da ciclovia da Avenida Tuiuti, que está 47,91% concluída, mas que tem trazido muita poeira, lama, sujeira e entulhos.

Na ocasião, a Prefeitura de Maringá informou os trabalhos seguiam focados na instalação de piso tátil e no plantio de grama, o que tem gerado acúmulo de resíduos e entulho. A empresa responsável foi notificada e deve realizar a limpeza.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: