Início Destaques do Dia 70% dos maringaenses aprovam gestão Silvio Barros

70% dos maringaenses aprovam gestão Silvio Barros

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (7) apontou que a gestão do prefeito Silvio Barros (PP) tem a aprovação da maioria dos maringaenses, alcançando quase 70% do eleitorado. Moradores de todos os bairros da Cidade foram ouvidos e os dados coletados entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro pela empresa Ágili Pesquisas, de Londrina, contratada pela rádio Jovem Pan Maringá e pelo portal Maringá News.

De acordo com a pesquisa, a administração do prefeito Silvio Barros e da vice-prefeita Sandra Jacovós, tem 69,3% de aprovação entre os moradores de Maringá, contra 20,5% de insatisfação neste primeiro ano de gestão na Prefeitura de Maringá. Dos 822 eleitores, maiores de 16 anos, que foram ouvidos, 10,2% não souberam ou preferiram não opinar sobre o trabalho realizado pela atual administração. O resultado apresentado pelo instituto de pesquisa tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais.

PÚBLICO

A aprovação da gestão é mais expressiva entre os homens (71,7%), pessoas com idade entre 45 e 59 anos (75,9%) e com ensino fundamental (84,2%).

Já a reprovação aparece com maior frequência entre mulheres (22,5%), na faixa etária de 35 a 44 anos (26,8%), com nível superior (23,4%) e residentes da região central (23,3%).

A pesquisa também avaliou a percepção dos eleitores sobre a qualidade da administração municipal. Para 44,6% dos entrevistados, a gestão é considerada “boa”, enquanto 31,4% a classificam como “regular” e 13,2% como “ótima”. Em contrapartida, 4,2% avaliaram como “ruim” e 4,8% como “péssima”.

A maior parte dos que consideram a gestão “boa” é formada por homens (47,6%), entre 25 e 34 anos (47,5%), com ensino médio (51,8%). Já os que apontam como “regular” são, em sua maioria, mulheres (34,1%), jovens entre 16 e 24 anos (44%) e pessoas com ensino fundamental (34,2%).

ZONAS

Conforme o estudo, entre os moradores que avaliam a administração municipal como “ótima”, a maioria está localizada em bairros da Zona Leste, 17,9% do total de entrevistados.

Essa região inclui bairros como Zona 08, Jardim Aclimação, Bertioga, Bom Jardim, Cidade Alta, Liberdade, Jardim América e Jardins Paulista. Ainda na Zona Leste estão 44,8% dos entrevistados que responderam que a administração municipal é considerada “boa”.

As maiores taxas de reprovação foram constatadas entre moradores da Zona Oeste, que abrange bairros como Jardim Olímpico, Ouro Cola, Ney Braga, Hortência e Parque Bandeirantes. A maioria dos moradores dessas localidades (13,3%) classificou a administração como “péssima”.

O levantamento foi feito por telefone, com aplicação de questionário estruturado via sistema Cati (Computer-Assisted Telephone Interviewing), utilizado para garantir aleatoriedade e precisão nas respostas.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: