
A reforma da Praça Renato Celidônio, no centro, deve ser concluída até o dia 30 de outubro, conforme o cronograma da Prefeitura de Maringá. Com a retirada parcial dos tapumes na Avenida XV de Novembro, já é possível observar parte dos avanços na obra, considerada um dos marcos do projeto Eixo Monumental.
Segundo a administração municipal, a obra está em andamento e o município tem se reunido com a empresa para acompanhamento e definição das etapas de execução.
Além da praça principal, o cronograma também prevê a conclusão de áreas no entorno. A calçada externa do Paço Municipal, por exemplo, teve os trabalhos iniciados em 1º de outubro e deve ser finalizada até o dia 30.
Em abril, o secretário de Obras, Artur Tunes, havia comentado sobre o prazo final das obras e a sinalização no piso para deficientes visuais. “O prazo final para conclusão de toda a praça é 30 de outubro. O piso tátil, por exemplo, não acaba no meio fio. Esse meio fio será retirado e tudo ficará no mesmo nível da praça, com a sinalização tátil seguindo o projeto e também conduzindo para a Praça Renato Celidônio”.
Apesar do andamento dentro do esperado, a obra teve contratempos. Em agosto, a Prefeitura precisou aplicar R$ 400 mil em aditivos contratuais para corrigir falhas no piso instalado no Centro de Convivência Renato Celidônio, que está em obras desde novembro de 2023.
Segundo o edital da Prefeitura para a Maringá Encantada 2025, o espaço receberá dois tipos de árvores decorativas com iluminação especial: as chamadas “árvores com tronco”, que terão cordões de LED instalados de forma espiralada em troncos e galhos, e as palmeiras imperiais, que ganharão luzes verticais e refletores verdes.
Alexia Alves
Foto – Reprodução