
A segunda edição do “Mapeamento de Demandas da População LGBTIA+”, realizado pela Gerência da Diversidade da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejuc), em parceria com o Laboratório de Estudos Políticos sobre LGBTI+ (LEP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está acontecendo na Cidade. Esta pesquisa tem como objetivo atualizar as necessidades e demandas da comunidade LGBTI+ que reside ou utiliza serviços públicos e de sociabilidade no município.
Os dados obtidos serão analisados pelo LEP UEM, e os resultados serão entregues à Gerência da Diversidade, com o intuito de orientar políticas públicas mais eficazes e inclusivas para a população LGBTI+ local.
O mapeamento busca uma visão clara e atualizada sobre as questões que afetam esse público, abordando temas como identidade de gênero, orientação sexual, estado civil, escolaridade, situação familiar e inserção no mercado de trabalho.
A pesquisa inclui perguntas sobre as identidades de gênero, além de informações sobre o estado civil, a convivência familiar, o número de filhos e o nível educacional dos participantes, para entender melhor o contexto social e econômico dessa população.
Além disso, a pesquisa investiga a inserção da comunidade LGBTI+ no mercado de trabalho, levantando dados sobre a formalização do emprego e a faixa de renda individual mensal. O levantamento busca fornecer informações detalhadas que podem ser usadas para promover políticas públicas mais inclusivas, especialmente em áreas como saúde, educação e assistência social, serviços essenciais para qualquer cidadã e cidadão.
Após a coleta de dados, os pesquisadores do LEP realizarão a análise dos resultados, produzindo um relatório com as principais conclusões. Esse relatório será entregue à Gerência da Diversidade, que utilizará as informações para aprimorar suas ações e garantir que a comunidade LGBTI+ seja devidamente atendida nas suas necessidades.
Os responsáveis pelo mapeamento são o Prof. Dr. Éder Rodrigo Gimenes, do LEP UEM, e Nathan Cavalheiro, Gerente de Diversidade da Sejuc.
Da Redação
Foto – Reprodução