Início Destaques do Dia Painel do TCE mostra 88% de transparência da Cidade em 2024

Painel do TCE mostra 88% de transparência da Cidade em 2024

De acordo com o novo painel interativo Radar da Transparência Pública, lançado no Portal Informação para Todos (PIT) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o município atingiu 88,95% de transparência em 2024, conquistando o selo Ouro na avaliação nacional coordenada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

O Radar faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e reúne avaliações dos portais da transparência de administrações públicas das três esferas de governo em todo o país.

Além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o levantamento inclui também o Ministério Público, Defensorias Públicas e os próprios Tribunais de Contas. A análise leva em conta dados dos últimos três anos e é realizada com apoio das 33 cortes de contas brasileiras. O Paraná atingiu 78,99% de transparência, nível prata, já o Brasil está no nível intermediário, com 63,94%.

Apesar de ter registrado uma queda em relação ao desempenho de 2023, quando atingiu 96,27% e recebeu o selo Diamante, Maringá permanece entre os municípios com maior índice de transparência do Brasil. O destaque vai para o Executivo municipal, que alcançou 98,41% de conformidade. Já o Legislativo maringaense ficou com 79,48%.

Entre os critérios avaliados, Maringá atingiu 100% de transparência em áreas estratégicas como acessibilidade, despesas, diárias, educação, emendas parlamentares, informações institucionais e prioritárias, LGPD e governo digital, ouvidoria, recursos humanos, renúncia de receita e saúde. Também obteve notas expressivas em atividades finalísticas (97,92%), contratos (97,67%), Serviço de Informação ao Cidadão- SIC (88,46%) e obras públicas (87,50%).

O objetivo do Radar da Transparência Pública é estimular o controle social e a melhoria contínua no acesso a informações por parte da população. A ferramenta permite o acompanhamento em tempo real dos níveis de transparência de prefeituras, câmaras municipais e demais órgãos públicos, promovendo uma cultura de governança mais aberta e participativa.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: