
METANOL
Na Assembleia Legislativa brotam projetos para regulamentação, fiscalização e punição de estabelecimentos que estejam vendendo bebidas contaminadas com metanol. Paralelamente, polícias e Procons fazem blitze em todas as médias e grandes cidades.
APERTANDO
Os projetos propõem multas a bares e casas noturnas, a distribuição de selos, obrigação de inutilização de garrafas e campanhas educativas. Dois deputados veem como solução a quebra de garrafas e a inutilização de tampinhas e rolhas.
SELO
O Projeto também propõe a criação do “Selo Bebida Segura”, válido por 12 meses. E que o não cumprimento de normas estabelecidas resultem em multas que variam entre 290 mil (2 mil UPF/PR) a 730 mil (5 mil UPF/PR).
SARANDI
O Tribunal de Contas do Paraná determinou que Sarandi deverá adotar as providências emergenciais necessárias para assegurar a rematrícula e o atendimento de 1.700 crianças com até 5 anos de idade em creches.
PRAZO
O prazo para o cumprimento da determinação é de, no máximo, 15 dias úteis, contados a partir da intimação dos gestores municipais, ocorrida em 3 de outubro. A cautelar foi concedida pelo conselheiro Maurício Requião em resposta a representação do MP.
ROMPIMENTO
O TCE diz que houve “rescisão unilateral e abrupta” dos contratos celebrados pela prefeitura nos anos de 2022 e 2024, para a aquisição de vagas em instituições privadas de ensino infantil, garantindo o atendimento a mais de 2 mil crianças.
AFRONTA
O MP afirma que a suspensão dos contratos em vigência, “afronta o direito fundamental à educação, o princípio da continuidade do serviço público e os princípios constitucionais da legalidade, moralidade e impessoalidade, bem como expõe o erário a riscos de condenações judiciais e indenizatórias”.
ITAIPU
Sob o comando do maringaense Ênio Verri Itaipu Binacional não cessa a concessão de recursos para os municípios paranaenses. Hoje, às 10 horas, na Uningá, ele vai reunir instituições contempladas por edital do programa “Itaipu Mais que Energia”.
SOCIAL
Esse programa visa promover troca de experiências e ampliar o impacto social das organizações da região, mostrando o compromisso de Ênio Verri com o desenvolvimento das comunidades do Paraná.
REQUIÃO
Pré-candidato ao Governo do Paraná, Requião Filho (PDT), cumpre agenda institucional hoje em Maringá. O pedetista está animado pela pesquisa que o colocou na segunda posição como candidato ao Palácio Iguaçu.
FORÇA
O filho do ex-governador Roberto Requião fará reuniões, hoje e amanhã, com prefeitos, vereadores e lideranças do PDT. Está credenciado para essa liderança, pois assumirá a presidência estadual do partido no próximo dia 15.
RODOVIAS
Dia 23 tem leilão de rodovias da região e anúncio da duplicação daPR-323 entre Maringá e Iporã. Ela faz parte do Lote 4 das novas concessões, com edital publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.
IMPORTANTE
A obra mais esperada do trecho é a da duplicação da rodovia, 114,62 quilômetros entre Doutor Camargo e Umuarama. Ela conectará segmentos já duplicados nestes dois municípios por iniciativa do Governo do Estado.
BENEFÍCIOS
Vários municípios ganharão outras obras. Paiçandu, nova passarela para pedestres no km 154, e ciclovia do km 150 ao km 153. Doutor Camargo, duplicação e uma via marginal do km 174 ao km 175 e um viaduto.
MUITO MAIS
Outros municípios da região também ganharão vários benefícios viários: Mandaguaçu, Presidente Castelo Branco, Nova Esperança, Alto Paraná, Paranavaí, Loanda e Maringá.
APARTAMENTOS
Coordenador regional da Cohapar, Jaime Dallagnol, anuncia a entrega de mais apartamentos para famílias maringaenses. Será no próximo dia 13, às 14 horas no Jardim Itália II.
QUALIDADE
Segundo Dallagnol, através da Cohapar as casas e apartamentos estão cada dia mais caprichados O novo conjunto tem 64 apês com 51 metros quadrados. Os mutuários receberam R$ 20 mil para auxiliar a pagar a entrada.
VISIBILIDADE
Apesar de qualificação menor que a obtida em 2023, Maringá permanece destacada no “clube” dos municípios com maior índice de transparência pública do Brasil. O Executivo alcançou 98,41% de conformidade. Já a Câmara ficou 79,48%.
MENSURAÇÃO
Nos critérios avaliados, Maringá atingiu 100% de transparência em áreas estratégicas como acessibilidade, despesas, diárias, educação, emendas parlamentares, informações institucionais e prioritárias. O objetivo da pesquisa é estimular a transparência municipal.