
A Prefeitura de Maringá segue trabalhando nos reparos do canteiro central da Avenida São Paulo, entre as avenidas Mauá e Horácio Raccanello Filho, após o surgimento de cratera causada pelo forte volume de chuvas. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, duas galerias de água pluvial romperam no local, comprometendo a estrutura da via.
O episódio acendeu um alerta para outras áreas da Cidade. Segundo o secretário de Obras Públicas, Artur Tunes, a situação é consequência de um sistema de drenagem antigo, em muitos pontos sem a manutenção necessária, especialmente na região central. “A Secretaria de Obras detectou 39 pontos de alagamento e 29 áreas com erosão em fundos de vale. Mapeamos esses locais, muitos deles antigos e com bueiros entupidos. Infelizmente, o que ocorreu na Avenida São Paulo pode se repetir em outras regiões”, afirmou.
Tunes explicou que um estudo mais aprofundado sobre a drenagem urbana será iniciado em 2026. A proposta é realizar um mapeamento minucioso, com apoio de tecnologia avançada, para identificar fragilidades nas galerias e tubulações subterrâneas.
O prefeito Silvio Barros, em suas redes sociais, pediu ao povo maringaense paciência e gentileza no trânsito. “Nos próximos 10 dias, vamos evitar de passar ali pela avenida São Paulo, por que vai estar interditado até que a gente conclua a obra, então, por favor, paciência, gentileza que logo tudo será vencido”, declarou.
Se as condições do tempo forem favoráveis, a previsão é de que os reparos na Avenida São Paulo sejam concluídos em um período de 10 a 15 dias. Enquanto isso, o trânsito segue parcialmente interditado, e motoristas são orientados a evitar a região.
Da Redação
Foto – PMM