Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

BOM HUMOR

São muitas e ácidas as reclamações contra o péssimo estado do asfalto da Avenida Tiradentes. Foi mal recapeada várias vezes na gestão anterior. Ontem ou uma crítica jocosamente nova: “A catedral parece um foguete, e a avenida o solo lunar”.

CAMINHO

Ontem, Dia do Professor, poucas homenagens. Precisa ser mais reconhecido, reverenciado. Para dar ideia da importância dele: pelo professor passam em formação os profissionais de todas as carreiras.

MONUMENTAL

Do prefeito Silvio Barros, uma informação monumental: se a chuva não atrapalhar, uma previsão oficial sobre a conclusão da obra do eixo central da cidade; pretende entregá-la até fevereiro do próximo ano.

DIUTURNA

No colo do secretário de Infraestrutura, Vagner Mussio, caem os grandes abacaxis da administração: árvores, alagamentos, enxurradas, asfalto, etc. A cratera que surgiu no centro da cidade é outro exemplo. O pessoal está trabalhando dia e noite.

QUADRO

Facções armadas que utilizam fuzis, metralhadoras que podem derrubar helicópteros, drones de vigilância, territórios onde a polícia não pode entrar e só valem para as populações leis impostas por traficantes, etc.

MONEY

Enquanto o raio de ação da lei e da Justiça, através das polícias se apequenam, as facções já desceram dos morros e favelas: estão entranhadas na sociedade, andar de cima, com milhões, redes de postos, carrões, mansões, etc.

INDÚSTRIA

A última constatação da polícia: as facções têm até fábricas de fuzis. Armas de guerra. Aí um questionamento: por que tem políticos e magistrados que não querem enquadrar os bandidos de facções como guerrilheiros?

ESFORÇO

Se não houver esse enquadramento necessário – 26% dos brasileiros vivem em áreas dominadas por 88 facções criminosas – as forças armadas continuarão sem poder entrar na guerra para pelo menos retomar as áreas densamente povoadas dominadas por bandidos.

AVANÇOS

É visível o avanço da criminalidade e o aumento da insegurança pública. Só não se sabe até quando os governos vão continuar cegos perante situações em que as famílias precisam se proteger através de grades, trancas, contratando guardas particulares, porque bandidos andam à vontade.

NOVIDADE

Todos os dias a imprensa reporta novidades sobre avanços da criminalidade. A última é sobre uma fábrica brasileira de fuzis, ilegal, que abastece os morros marginalizados do Rio de Janeiro. Capacidade dessa fábrica: 3.650 fuzis por ano, quase 10 por dia!

SIMPÓSIO

Maringá receberá a segunda edição do Planeja Brasil – Fórum de Gestão Pública. É um dos principais eventos do país voltados ao planejamento, inovação e transparência no setor público. Dias 21 e 22 de outubro, no Paraná Expo.

PALESTRAS

Através de lideranças, esse importante evento coloca em pauta temas como a transparência na gestão pública, inovação, meio ambiente, sustentabilidade, planejamento, entre outros temas de grande relevância para as cidades de todo o país.

LÍDERES

Alguns palestrantes: Walter Longo – “Inteligência Artificial na Gestão Pública”, no dia 21; Caio Coppola – “Reforma Tributária e Análise do Cenário Político-Econômico do Brasil”, no dia 22; Adriano Buzaid, “A cidade vertical: Como drones e carros voadores vão mudar o futuro das cidades”, no dia 22.

DOENÇA

Diagnósticos de câncer em jovens adultos cresceram quase quatro vezes em cerca de 10 anos. Informação do DataSUS. Esses dados alertam o governo que agora busca causas e providências que serão necessárias.

PALPITÔMETRO

Por enquanto só existem suposições sobre as causas: vacinas, agrotóxicos, adoçantes, estresse, problemas decorrentes da alimentação, do uso de tecnologias, do celular, etc. Os especialistas já estão investigando. 

COMPARTILHE: