Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

IMUNIZAÇÃO

Este sábado é o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Multivacinação em Maringá. A Secretaria de Saúde vai disponibilizar vacinas nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Sala de Vacinação da Secretaria de Saúde entre 8h e 17h.

NECESSIDADE

Segundo o secretário Antônio Carlos Nardi, o objetivo é atualizar a carteira de vacinação de menores de 15 anos, reforçar a imunização de pessoas até 59 anos sem registro de vacina contra sarampo, febre amarela, e de 15 a 19 anos não vacinadas contra o HPV.

NEGOCIAÇÃO

Com a reunião do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com Marco Rubio, secretário do presidente Trump, o Brasil começa a correr atrás dos prejuízos da sobretaxa dos nossos produtos comercializados com os Estados Unidos.

DISCURSO

O governo brasileiro sustenta o discurso de defesa dos interesses nacionais contra um EUA comercialmente agressivo. Não cita como razões a aproximação a países de esquerda e ditaduras, e o motivo mais forte: Lula tenta substituir o dólar por outra moeda no comércio internacional.

PAPINHO

A conversa não durou mais de 62 minutos e nenhum resultado foi anunciado. Vieira disse que as negociações ficarão restritas a ele e Rubio. Isso é ruim; tivesse algo positivo já teria creditado a Lula.

DURÃO

Rubio é mão direita dura do presidente Trump. Odeia esquerdistas. Está negociando de cima para baixo. Trump colocou o bode na sala e estamos incomodados. Se Lula conseguir tirar vai cantar vantagens, mas estará simplesmente voltando à estaca zero, com novas concessões.

DIVAGAÇÕES

Em nota conjunta sobre o encontro sem resultados, Marco Rubio disse que foi uma reunião “muito positiva”. E Vieira disse que “em breve”, após mais conversas, deverá ser marcado um encontro dos dois presidentes.

MUNDO CÃO

Coisa absurda até alguns anos atrás quando os pais criavam os filhos com psicologia apoiada por chinelos, varas ou cintas – e nunca vi um filho odiando os pais por isso –, hoje muitos filhos chegam a espancar as mães.

CASO 1

Na quinta-feira a Guarda Civil precisou deter, no Conjunto João de Barro, um marmanjo quarentão que agrediu a mãe de 75 anos. Motivo: ela não quis dar dinheiro para ele comprar drogas e ele roubou o celular da idosa. Foi preso.

CASO 2

Na mesma noite em Sarandi, Guilherme Emanuel Luiz dos Santos agrediu a mãe – deficiente física – e a avó, também em busca frenética por dinheiro ou objeto para trocar por drogas.

FIM

Para se proteger, a mãe, que recebeu vários golpes na cabeça, e avó no corpo, se trancaram no banheiro. Armado com uma faca, o jovem atingiu na mão um guarda municipal que tentou detê-lo. Na ação defensiva foi baleado e morreu no local.

SÓ FALTAVA…

As coisas diferentes que acontecem nas maiores cidades acabam derivando para cidades menores. Em Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro, sem teto que dormiam próximo de uma estação de metrô foram executados a tiros de fuzil.

CONSEQUÊNCIA

Um terceiro “morador de rua” foi socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro. Nada oficial, segundo populares, o tráfico quer “limpar “territórios dos chamados “crackeiros”. Alertou e agora faz execuções como exemplo do que pode acontecer com os teimosos.

14 ALIANÇAS

Na capital paulista, um bandido que fez 14 assaltos em sequência foi capturado com quatro balaços no corpo, mas vivo por que usava colete balístico. Ladrão de alianças, correntinhas, pulseiras e relógios, tentou assaltar um policial civil e levou bala. O parceiro de moto deu no pé.

AUMENTOU

Com o pessoal escondendo os cobiçados aparelhos celulares, a paulicéia registra aumento de 73% nessa modalidade de assalto. Nos primeiros 10 meses do ano passado foram registrados – 1.646 ocorrências.

CANSARAM

Enquanto o Brasil procura se engajar, a Bolívia dá adeus ao esquerdismo que assolou o país durante 20 anos, capitaneado por Evo Morales. Domingo tem eleição em segundo turno, concorrendo dois direitistas. O melhor candidato apoiado por Evo fez míseros 8,15% dos votos.

MELHOR NÃO

Ronaldinho Gaúcho tenta seguir os passos de Pelé. Melhor: os piores passos do rei do futebol. Pelé jogava divinamente, mas como compositor/cantor era perna de pau. Ronaldinho, ele pode bancar, acaba de gravar uma cantoria.

TROPEIRO

São 22 faixas com dezenas de participações. O álbum aproveita o apelido que ganhou nos gramados: “Bruxo”, e é parte de um projeto jogado ao mercado com a denominação “A Tropa do Bruxo”.

COMPARTILHE: