Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

METANOL

A Secretaria de Saúde confirmou ontem, o primeiro óbito por intoxicação de metanol após consumo de bebida alcoólica. Foi em Foz do Iguaçu e a vítima um homem de 55 anos.

EVOLUÇÃO

Portador de doenças crônicas, com dor abdominal, ele deu entrada na UPA na terça-feira, informando ter ingerido bebida alcoólica um dia antes. Acabou falecendo e exame laboratorial deu positivo para metanol.

CASOS

Considerando os critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais, foi a primeira morte confirmada no Paraná. São 22 notificações, 5 casos de ingestão de metanol. Atualmente são três as pessoas internadas.

ANTÍDOTO

O Paraná recebeu na sexta-feira, 424 ampolas de etanol farmacêutico utilizado como antídoto para os casos de intoxicação por metanol. Esta semana começa a ser utilizado para os casos suspeitos com pessoas internadas.

PLANEJAMENTO

Maringá recebe hoje e amanhã o projeto Planeja Brasil. Reunirá no Paraná Expo os Conselhos de Desenvolvimento e gestores públicos de todo o Brasil. Objetivos: repensar ações sobre temas como educação, saúde, urbanismo, saneamento, segurança, meio ambiente, trânsito, tecnologia e inovação.

LÍDERES

Os palestrantes serão o secretário estadual Guto Silva, prefeito Silvio Barros II, ex-prefeito Ulisses Maia, deputado estadual Soldado Adriano, e empresário ligado à ACIM, Mohamad Ali Sobrinho. Debaterão projetos e soluções praticados no País.

TRÂNSITO

Contabilizadas apenas as mortes nos locais de acidentes dentro da zona urbana de Maringá, a cidade alcançou dois meses consecutivos sem óbitos no trânsito. É um recorde positivo registrado pela primeira vez desde o ano de 2002.

ANTÍDOTO

Para o Delegado Luiz Alves, que até pouco tempo comandava a Secretaria de Mobilidade Urbana, esse é um resultado da política pública iniciada este ano, priorizando a preservação da vida a partir do rigor na fiscalização de tráfego.

APREENSÕES

Ele destaca o recolhimento de carros e motocicletas irregulares, “grandes geradores de infrações que causam riscos aos usuários do trânsito”. E, principalmente, a limitação do limite de velocidade no Contorno Sul para 60 km/h.

CONSCIENTIZAÇÃO

Para o novo secretário da pasta, Luciano Brito, há influência também da conscientização dos motoristas e motociclistas, graças ao apoio da imprensa e levando a uma postura menos abusiva e de maior atenção no trânsito.

PROBLEMAS

Ele destaca respeito à sinalização, redução da velocidade, e o abandono de condutas de risco como o excesso da velocidade e o uso do celular. E o levantamento também indica que o número de mortes vem caindo de forma constante, mês a mês.

PERFIL

Apesar de integrar um grupo menor que o de motoristas, pela insegurança e falta de proteção nas duas rodas, os motociclistas continuam sendo as mais numerosas vítimas no trânsito não só local como também regional e nacional.

SEGURANÇA

Segundo a Semob, não foram registrados óbitos de motoristas de automóveis neste ano em Maringá. Outra estatística; homens representam 81% dos óbitos, e, em geral, a maioria das vítimas tem entre 20 e 39 anos.

LETALIDADE

Via que “mais matava” em Maringá, o Contorno Sul registra poucos problemas desde 20 de maio, quando houve a padronização da velocidade máxima em 60 quilômetros por hora. Comparando com igual período do ano passado: de 4 para uma morte em acidente.

HOMENAGEM

Homenageada na Assembleia Legislativa pelo trabalho que desenvolve para PCDs na Agência do Trabalhador de Maringá, Ana Carmen Dias receberá homenagem, hoje, também na Câmara de Maringá.

APOIO

Importante ressaltar que Ana também tem uma deficiência visual. Segundo ela, essa condição reforçou a decisão de trabalhar em prol de outras pessoas com limitações. E desempenha essa missão com muita competência, elogia o coordenador da Agência, Gilberto Valentim.

SECRETARIA

O secretário Municipal de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Rogério Bernardo, fala hoje aos vereadores durante a sessão ordinária da Câmara. Vai apresentar o conjunto de ações que desenvolve à frente da pasta desde o início do ano.

CONJUNTO

Desde as ações que mostrará estão o apoio técnico e logístico aos agricultores familiares, o incentivo às hortas comunitárias e os programas de qualificação e atualização tecnológica para produtores rurais.

NA RAIA        

Tudo indica que o maringaense Ênio Verri deixará o que muitos consideram “boa vida” à frente da Itaipu Binacional no próximo ano. Foi convocado pelo presidente Lula para disputar uma das duas vagas para senador do Paraná.

PERDA

Na verdade, todos os paranaenses vão perder com esse “desligamento” do Ênio. À frente da Binacional, ele realiza o que nenhum gestor realizou: estende verbas generosas para dezenas de municípios do Paraná. Maringá, entre outros benefícios, está ganhando uma super ciclovia na Avenida Tuiuti.

CARREGADORES

Importante o alerta dos bombeiros sobre os perigos dos carregadores de celular ligados continuamente em fontes de energia. Eles podem esquentar, causar fogo ou até explosões com danos consideráveis.

RUINS

Dentre as condições que podem levar a esses sinistros é necessário atentar que a maioria dos carregadores é “importada” de vizinho país caracterizado por produtos sem qualidade. E que eles, ligados a uma fonte elétrica, se tornam muito perigosos.

COMPARTILHE: