Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

CARRO ELÉTRICO

Os veículos de duas rodas elétricos, são um sucesso. Eles podem ser levados até apartamentos, ou as baterias, para recarregamento. Mas o mesmo não pode ser dito sobre os carros elétricos.

POSTOS

Se você tem carro movido por gasolina, álcool ou diesel, abastecer é fácil, em qualquer lugar do Brasil. No caso do elétrico, faltam postos para abastecimento, mesmo nos países onde são muito mais usados.

DISPONIBILIDADE

Teoricamente, abastecer veículo elétrico é muito mais rápido, menos de um minuto: é só plugar. Mas, onde? A maioria dos prédios não tem tomadas nas garagens e há grandes dificuldades para instalá-las.

DIFICULDADE

O veículo elétrico é ótimo na cidade, desde que você tenha onde recarregar. Viajar, mesmo com os anúncios de que vai longe a quilometragem anunciada diminui se estiver lotado ou com velocidades acima dos 80km/h.

NÃO EXISTEM

Nas estradas são raros os postos para carregamento de elétricos. E quando existem, as distâncias entre eles exigem seguidas e demoradas paradas para recarregar.

REAL

Então, mesmo com os apelos sobre poluição, economia, etc., para quem precisa viajar o carro elétrico é uma bomba. E mais: os preços entre novos e usados estão a quilômetros de distância. É o carro que mais desvaloriza!

MENTIRINHAS

Sobre a implantação de uma fábrica chinesa, existem reparos. Teria sido construída em tempo recorde com operários oriundos, em regime quase de escravidão que alertou até os órgãos que protegem trabalhadores.

TAMBÉM

E a propaganda de carro daqui, produzida por brasileiros, também não procede. As partes ainda estão sendo importadas e apenas montadas aqui. A fábrica é apenas um prédio com máquinas ainda não instaladas. Vai demorar meses para operar.

QUADRILHA

Anteontem em Maringá e ontem em Umuarama e Paranavaí, o Gaeco colocou nas ruas uma operação simultânea. 69 mandados judiciais buscando 35 bandidos, quadrilha exposta por manuscritos apreendidos na penitenciária de Cruzeiro do Oeste.

DROGAS

Essa quadrilha espalhada por várias cidades, hierarquizada e articulada para fornecer drogas para detentos das penitenciárias do Paraná. A força-tarefa para desmontá-la tem promotores e quadro das policiais Civil, Militar, Penal e Científica.

DESTAQUE

Concorrendo contra 145 iniciativas de dezenas de cidades do Paraná, projeto do pequeno município de Mercedes foi o destaque do 13º Prêmio Gestor Público Paraná, edição 2025, encerrado está semana na Assembleia Legislativa.

CRIANÇAS

O projeto “Sementinha da Inclusão” foi elogiado pelo presidente da Alep, Alexandre Curi. Promove empatia e convivência inclusiva desde os primeiros anos de vida das crianças, tem caráter inovador, excelente relação custo-benefício e alta possibilidade de replicação.

EXCELÊNCIA

A Comissão Julgadora reconheceu um total de 35 projetos que apresentaram soluções notáveis para a sociedade paranaense. Destacou os apresentados por Cascavel, Apucarana, Mandaguari, Pinhais e Quatro Pontes que focaram saúde e felicidade.

EXAGERANDO

As facções criminosas estão realmente entranhadas na sociedade. Depois de postos de abastecimento, imóveis, hotéis, motéis, comércios variados agora se envolvem também em lojas de brinquedos.

URSINHOS DO PCC

A Polícia Civil de São Paulo realiza operação em quatro shoppings onde lavam dinheiro do PCC. Lojas de brinquedos, inocentes bichinhos de pelúcia, etc. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 4,3 milhões em bens e valores.

PESQUISA

Do Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, reconhecida na Europa uma pesquisa sobre a substituição de camundongos utilizados para controle da qualidade de soros contra o veneno de cobras.

SUBSTITUIÇÃO

Os camundongos poderão ser substituídos por ensaios in vitro. Ou seja, não precisarão mais criar ratinhos para depois envenená-los. Os venenos utilizados são de cobras da família Viperidae, jararacas e urutus, que mais picam pessoas no Brasil.

HOMENAGEM

Ontem foi o velório com churrasco, último desejo. Hoje, sobre o do jovem Matheus Henrique Teixeira, vítima de acidente com moto em Apucarana. Familiares e amigos de cavalgada levaram cavalos, inclusive os dois dele, para acompanhá-lo até o cemitério.

É UM LIXO

Pela segunda vez o Tribunal de Contas do Estado suspende licitação da Prefeitura de Campo Mourão para a concessão do serviço de limpeza, coleta, transporte e destinação do lixo urbano. Pelo prazo de 30 anos, envolve valor aproximado de R$ 1 bilhão.

CUIDADOS

A cautelar concedida pelo conselheiro Fabio Camargo impede, até soluções requeridas, correções da concessão que envolve varrição de ruas, capina e roçada de áreas públicas, entre outros serviços.

COMPARTILHE: