Início Policial Mais de 50 homens são resgatados de trabalho escravo na região

Mais de 50 homens são resgatados de trabalho escravo na região

Foi o maior resgate dos últimos anos no Paraná, segundo a Secretaria de Inspeção do Trabalho, que localizou os trabalhadores em situação análoga à escravidão em uma usina de açúcar em São Pedro do Ivaí

Ao todo, foram resgatados 57 trabalhadores, dos quais, 46 eram indígenas da etnia Guarani Kaiowá, trazidos do Mato Grosso do Sul com a promessa de bons salários e contrato de trabalho com todas as garantias previstas na legislação trabalhista do país. Mas a realidade era bem outra: além de não receber salário nenhum, os trabalhadores foram alojados em barracão inabitável e para se alimentar precisavam pedir doações.

A ação dos fiscais e da Polícia Federal ocorreu no dia 16, porém só ontem o resgate foi noticiado. A empresa contratante, que tem sede administrativa em São Paulo, realizou testes seletivos em três aldeias e assim que chegou com os trabalhadores, os abandonaram em um alojamento insalubre, e sem ter o que comer. A usina foi acionada na Justiça para pagar todas as verbas rescisórias a serem apuradas pelo Ministério Público do Trabalho. Os auditores e os procuradores apuram a responsabilidade criminal da usina e da empresa de terceirização, que deverão ser acionadas também por danos morais coletivos.

Da Redação
Foto – G1 PR

COMPARTILHE: