
Maringá está entre os 40 municípios do Paraná contemplados com ônibus adaptados voltados a ações para a população idosa. A iniciativa faz parte da estratégia Cuida Mais Paraná, que visa ampliar o acesso de pessoas com 60 anos ou mais a serviços públicos, atividades culturais, esportivas e turísticas, além de promover integração social.
O anúncio foi oficializado com a publicação da Resolução N° 169/2025 no Diário Oficial do Estado. Cada veículo possui capacidade para 38 passageiros e é equipado com dispositivos de acessibilidade, garantindo transporte seguro e adequado para pessoas idosas.
Segundo a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o projeto permitirá que os municípios ofereçam atividades de lazer, turismo social e iniciativas culturais, esportivas e de promoção da cidadania. “Com o Ônibus Cuida Mais Paraná, garantimos que as pessoas idosas possam participar plenamente das ações municipais, de forma segura e acessível”.
O programa priorizou municípios que aderiram à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e aqueles com maior percentual de população idosa, segundo o Censo IBGE 2022.
Recentemente, o Paraná se tornou o primeiro estado da América do Sul a ser reconhecido pela OMS como Estado Amigo da Pessoa Idosa, fortalecendo ainda mais as políticas públicas para este segmento da população.
Da Redação
Foto – Rafael Barzotto
