Início Notícias Gerais Assembleia Legislativa celebra os 113 anos do Corpo de Bombeiros Militar do...

Assembleia Legislativa celebra os 113 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná

Os 113 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foram celebrados nesta segunda-feira (27) pela Assembleia Legislativa do Paraná, em Sessão Solene realizada no Plenário da Casa de Leis. “O Corpo de Bombeiros do Paraná é uma instituição que, há 113 anos, renasce todos os dias a cada vida que é salva. Os homens e mulheres da corporação carregam a missão e a vocação de servir à comunidade, enfrentando riscos reais para proteger os paranaenses. Portanto, esta sessão solene é uma pequena forma de homenageá-los”, afirmou o líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD).

Proponente do evento, Bakri destacou que os parlamentares continuarão apoiando a corporação com ações concretas de valorização profissional, condições dignas de trabalho, equipamentos modernos, formação continuada e reforço do efetivo. “Muitas vezes sentimos internamente admiração, carinho e até emoção ao ver a dedicação dessa corporação, mas é fundamental externar esse agradecimento. Acompanhar inúmeros casos comprova o heroísmo, a dedicação e o empenho com que eles atendem à população”, completou.

A deputada secretária Marcia Huçulak (PSD) ressaltou a relevância da corporação para a segurança e o bem-estar coletivo da população paranaense. “Nosso Corpo de Bombeiros é uma referência e uma das instituições mais reconhecidas pela população. Desenvolve um trabalho essencial de proteção à vida, estando sempre alerta em qualquer situação, não apenas em incêndios, mas em diversas ocorrências”, afirmou.

A parlamentar também lembrou a parceria histórica entre a corporação e a área da saúde no Paraná. “Tivemos juntos a criação do Sistema Integrado de Atenção ao Trauma e Emergência (Siate), que mais tarde inspirou o Samu. Até hoje, os bombeiros desempenham um papel fundamental no atendimento às vítimas de acidentes e em grandes catástrofes. Por isso, é mais do que justo que a Assembleia Legislativa preste homenagem a esses profissionais da vida”, acrescentou.

Reconhecimento

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, é uma grande honra receber essa homenagem em nome de todos os bombeiros do estado. “Neste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná completa 113 anos de existência. Começamos com cerca de 100 bombeiros e hoje somos aproximadamente 3.200 profissionais atuando em todo o estado. Pessoas que rotineiramente colocam suas vidas em risco em benefício de pessoas que muitos de nós nem conhecemos”, disse.

“Essa honraria prestada aqui hoje é o reconhecimento da disposição dos bombeiros em colocar suas vidas, seu trabalho e suas famílias em prol do próximo, em prol de todos os paranaenses”, completou.

Pesquisa do Índice de Confiança Social (ICS), realizada desde 2009 pelo Instituto Ipsos/Ipec, mostra que o Corpo de Bombeiros é a instituição em que os brasileiros mais confiam, liderando o ranking em todos os anos pesquisados. Em 2025, somou 85 pontos, muito à frente das igrejas e escolas públicas, que aparecem na sequência, com índices de confiança de 67 e 66 pontos, respectivamente.

Participações

Também participaram da solenidade o deputado Ricardo Arruda (PL); o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto; o coordenador executivo da Defesa Civil, coronel Ivan Ricardo Fernandes; o diretor de Mercado e Novos Negócios da Invest Paraná, Vinícius Rocha; o chefe de gabinete da presidência da Sanepar, Fabrício Castilho Haesbaert; representando o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, o tenente-coronel Stefano Roberto Janata; representando o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o diretor-geral da Sesp, coronel Adilson Luiz Lucas Prusse; além de demais lideranças e bombeiros.

O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Paraná, sob regência do 1º sargento Eduardo Armstrong Domingues, que também interpretou a música Canção Soldado de Fogo, em homenagem à corporação.

Missão

O Corpo de Bombeiros do Paraná é uma instituição militar estadual subordinada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp/PR). Sua missão é atender ocorrências de diversas naturezas, conforme definido pela Constituição do Estado do Paraná: execução de atividades de defesa civil, exercício do poder de polícia administrativa referente à prevenção de incêndios e desastres, combate a incêndios e desastres, prevenção de acidentes na orla marítima e fluvial, buscas, salvamentos, socorros públicos e atendimento pré-hospitalar, entre outras atribuições definidas em lei (incluído pela Emenda Constitucional nº 53/2022).

Fundado oficialmente em 8 de outubro de 1912, o CBMPR nasceu da necessidade de estruturar o combate a incêndios e a proteção da sociedade paranaense. Desde então, a corporação evoluiu com a modernização de suas técnicas e equipamentos e, nos últimos anos, criou a Unidade Aérea dos Bombeiros, que conta com o helicóptero Arcanjo 01, exclusivo da corporação. Possui também um sonar subaquático side scan para varredura de grandes áreas de cursos d’água, transformando-as em imagens 3D de alta definição. Recentemente, inaugurou a Escola Superior de Bombeiro Militar, em São José dos Pinhais, o primeiro espaço da história voltado exclusivamente à formação, especialização e aperfeiçoamento dos profissionais da corporação.

Em 2022, a Casa de Leis aprovou e promulgou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que garantiu autonomia financeira e administrativa ao Corpo de Bombeiros, desvinculando a corporação da Polícia Militar.

O CBMPR é composto por mais de 3 mil homens e mulheres, denominados bombeiros militares, que atendem mais de 100 mil ocorrências anualmente em todo o estado. Além desses atendimentos, a corporação também presta apoio em ocorrências de outros estados brasileiros e já colaborou com operações internacionais em situações de desastre. O setor operacional é dividido em cinco Comandos Regionais, que coordenam as Unidades Operacionais e abrangem todos os municípios paranaenses.

Assessoria de Imprensa
Foto – Alep

COMPARTILHE: