
Em Maringá, motociclistas têm sido flagrados trafegando em passarelas de pedestres, prática considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a penalidade inclui multa de R$ 880,41 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
As passarelas são de uso exclusivo para pedestres, além de cadeirantes e ciclistas que devem adentrar a passarela empurrando a bicicleta. Em hipótese alguma um motociclista pode utilizá-las. O Artigo 193 do CTB estabelece que conduzir veículos sobre passarelas, calçadas ou canteiros configura infração gravíssima.
Para Dhiogo de Paula Oliveira, motociclista, o problema está relacionado à pressa e à imprudência de alguns condutores. “Todo mundo sabe que é proibido, mas o pessoal faz mesmo assim. Acho que é muito da pressa e também da vontade de pegar o caminho mais fácil. A praticidade e a agilidade da moto fazem com que alguns pensem que podem fazer tudo, mas não é assim. É muito perigoso, não sei como não tivemos nenhum acidente causado por conta disso”, alertou.
As autoridades reforçam que o uso correto das passarelas é essencial para garantir a segurança dos pedestres e evitar acidentes graves. A fiscalização continuará sendo realizada para coibir essa prática irregular.
Alexia Alves
Foto – RPC
