Início Destaques do Dia População reclama de demora na decoração de Natal da Cidade

População reclama de demora na decoração de Natal da Cidade

Com a aproximação do Natal, cresce a preocupação dos moradores locais com a montagem das decorações do tradicional evento Maringá Encantada. A Prefeitura anunciou em setembro que a festividade ocorrerá entre 6 de dezembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026, período duas semanas menor do que em 2024.

No entanto, o processo licitatório para contratar a empresa responsável pela iluminação precisou ser reaberto após a suspensão temporária do edital anterior.

A nova licitação, estimada em R$ 3.773.560,90, já está em andamento. O projeto prevê a iluminação de 2.474 árvores urbanas com cordões de LED branco quente, totalizando 253.730 metros de material, e abrange avenidas e ruas movimentadas, como Brasil, Duque de Caxias, Mandacaru, São Paulo, Tiradentes, João Paulino Vieira Filho e XV de Novembro, além de praças tradicionais como Sete de Setembro, Napoleão Moreira da Silva, das Palmeiras e Emiliano Perneta.

Para Fátima Maciel, moradora da Zona 7, a demora prejudica o comércio local. “Quando as pessoas veem as decorações, já entram no clima, começam a pensar em comprar os presentes e movimentam o comércio. Essa demora é horrível, além do tempo reduzido. Tinha que começar dezembro com tudo pronto já”, afirmou.

No Parque do Japão, a licitação já foi homologada, mas a Prefeitura reforça que as demais etapas seguem em andamento e que em breve será definida a data de início da montagem das luzes e enfeites.

A situação de Maringá contrasta com outras cidades da região. Em Londrina, a instalação das decorações natalinas já começou em mais de 40 pontos da cidade, e em Paranavaí a decoração deve ser entregue até 15 de novembro. Para Valmir Pereira Maciel, esposo de Fátima, “trabalho pela região e já vejo uma movimentação muito maior em outras cidades. A demora da Maringá Encantada prejudica todo mundo”.

Segundo a Prefeitura, a Maringá Encantada será realizada entre os dias 6 de dezembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026. As licitações estão em andamento e a administração pública está finalizando a elaboração da programação.

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: